'
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Tradição e união: o significado histórico da visita da princesa Leonor a Portugal

Não é surpreendente que a futura rainha de Espanha tenha escolhido o nosso país para a sua primeira visita oficial ao estrangeiro. Recorde a forte ligação da família real espanhola a Portugal, marcada pela solidariedade mútua... mas também pela tragédia.
Joana Canavilhas
Joana Canavilhas
12 de julho de 2024 às 10:24
Princesa Leonor
Princesa Leonor
Princesa Leonor
Princesa Leonor
pub
Princesa Leonor
Princesa Leonor
Princesa Leonor

A princesa Leonor faz esta sexta-feira, dia 12, a primeira visita oficial a Portugal, que representa a sua emancipação enquanto futura rainha de Espanha.

Paulo Rangel, Ministro dos Negócios Estrangeiros, diz que a visita é uma "honra" que traduz as "relações de amizade e fraternidade" entre os dois povos irmãos.

Os eventos planeados refletem o interesse de Portugal e Espanha pela proteção do ambiente e a conservação dos oceanos, mas há um motivo óbvio para Leonor ter escolhido o nosso País para a sua primeira visita oficial ao estrangeiro: a forte ligação da família real espanhola a Portugal.

Além da histórica convivência entre os dois povos ibéricos, os Bourbon nutrem um carinho especial pelo país que os acolheu no exílio, na sequência da deposição da monaquia espanhola e da ditadura de Franco.

Assim, Juan Carlos, o rei emérito, passou parte da sua infância e adolescência com os pais, os Condes de Barcelona, na Villa Giralda, no Estoril. Viria a tornar-se amigo de várias personalidades portuguesas, como Francisco Pinto Balsemão ou o clã Espírito Santo.

TRAGÉDIA EM PORTUGAL

No entanto, durante o exílio em Portugal, uma tragédia abateu-se sobre a família real. Alfonso, o irmão mais novo de Juan Carlos, morreu aos 14 anos, vítima de um controverso acidente com uma arma de fogo que, até hoje, há quem diga que foi disparada por Juan Carlos.

Na altura, a casa real espanhola comunicou que a tragédia se ficou a dever a um acidente quando Alfonso, então com 14 anos, e Juan Carlos, de 18 anos, limpavam a arma. Sobre quem disparou acidentalmente a pistola, nada se disse. Contudo, as suspeitas recaíram sobre o antigo rei de Espanha e ao longo dos anos Juan Carlos carregou às costas o peso dessas suspeitas.

FÉRIAS E MUITAS MEMÓRIAS EM FAMÍLIA

Porém, o triste incidente não manchou as relações da família real com Portugal. Mesmo depois de regressar a Espanha, Juan Carlos continuaria a passar férias por cá com a mulher, Sofia, e os filhos, Felipe, Elena e Cristina e o próprio Felipe VI manteve a tradição, escolhendo com frequência o nosso País como destino de várias "escapadinhas" com Letizia e as filhas, Leonor e Sofia.

A simbólica escolha da princesa Leonor é apontada como uma prova das boas relações entre os dois países.

A título de curiosidade, não se sabe a princesa fala português – é conhecida por ser poliglota – mas, segundo a imprensa espanhola, terá tido recentemente um namorado brasileiro que conheceu quando estudava no Reino Unido.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável