
A princesa Leonor faz esta sexta-feira, dia 12, a primeira visita oficial a Portugal, que representa a sua emancipação enquanto futura rainha de Espanha.
Paulo Rangel, Ministro dos Negócios Estrangeiros, diz que a visita é uma "honra" que traduz as "relações de amizade e fraternidade" entre os dois povos irmãos.
Os eventos planeados refletem o interesse de Portugal e Espanha pela proteção do ambiente e a conservação dos oceanos, mas há um motivo óbvio para Leonor ter escolhido o nosso País para a sua primeira visita oficial ao estrangeiro: a forte ligação da família real espanhola a Portugal.
Além da histórica convivência entre os dois povos ibéricos, os Bourbon nutrem um carinho especial pelo país que os acolheu no exílio, na sequência da deposição da monaquia espanhola e da ditadura de Franco.
Assim, Juan Carlos, o rei emérito, passou parte da sua infância e adolescência com os pais, os Condes de Barcelona, na Villa Giralda, no Estoril. Viria a tornar-se amigo de várias personalidades portuguesas, como Francisco Pinto Balsemão ou o clã Espírito Santo.
TRAGÉDIA EM PORTUGAL
A simbólica escolha da princesa Leonor é apontada como uma prova das boas relações entre os dois países.
A título de curiosidade, não se sabe a princesa fala português – é conhecida por ser poliglota – mas, segundo a imprensa espanhola, terá tido recentemente um namorado brasileiro que conheceu quando estudava no Reino Unido.