
'Um quente agosto' foi um daqueles filmes que teve tudo para se transformar num candidato a óscares, num filme marco para um casting irrepreensível. Produzido por George Clooney, realizado por John Wells, com um elenco luxuoso onde se encontram Meryl Streep, Julia Roberts, Sam Shepard ou Ewan McGregor, não ganhou os prémios esperados, mas transformou-se num filme de culto. Ou não retratasse as dores da América rural, numa família que perante uma tragédia se encontra: chora, ri, apaixona-se, vai morrendo e ressuscitando aos poucos.
O nome - tradução portuguesa - não podia ser mais apropriado às histórias exacerbadas que ali são contadas. Agosto é isso: calor, exagero, desejo, cansaço. Tudo em excesso. Um cocktail perfeito para que "coisas" aconteçam - sem que se esteja bem à espera - para que a mudança se instale.
Esta semana contamos histórias assim: de agosto. Verdadeiras e que podem ser o início de grandes transformações.
Venha daí conhecê-las.
The Mag, by FLASH! n.º 4
Um quente agosto
1. Crónica de uma mudança anunciada. Assim poderia chamar-se a história da transferência de Lourenço Ortigão da TVI para a SIC. Nesta edição, o chefe de redação da TV Guia, Paulo Abreu descontroi, em jeito de crónica, esta mudança, explica como tudo aconteceu e revela episódios dos bastidores que ficaram por contar. Depois de ler tire as suas conclusões e responda à pergunta que é colocada: e se fosse consigo? Fazia o mesmo?
2. A mistério da princesa Charlene. A vida da mulher de Alberto do Mónaco está cada vez mais transformada num thriller sem respostas. Depois das notícias de separação, de regresso à África do Sul, de que a princesa estaria inclusivamente à produra de casa, eis que chega agora o relato - mal contado - de que sofre de doença e até já foi operada. Mais: Alberto poderá estar a caminho da terra natal da antiga nadadora para perceber o que se passa com ela.
3. E se afinal já não fosse necessário usar máscaras? E se tivéssemos de apressar o desconfinamento e o regresso à vida "normal" para evitar futuros problemas de saúde - que nada têm a ver com a covid, mas podem ser consequência da prevenção do mesmo. A jornalista Carolina Pinto Ferreira entrevistou o virologista Pedro Simas que, numa entrevista fascinante, faz declarações no mínimo polémicas e surpreendentes sobre o atual "estado" da pandemia. Estaremos a fazer tudo errado? É o que vamos ficar a saber.
4. Já não se fazem "agostos" como antigamente. Que o diga José Manuel Trigo que abre o "livro de memórias" à jornalista Célia Esteves e recupera as imagens e as histórias do seu T-Clube, o icónico espaço da Quinta do Lago, no Algarve. E não julgue que é "choradinho" e memórias saudisistas. Nada disso: Trigo conta o que fez a diferença na casa, olha o presente e diz o que mudaria hoje. Vale a pena ler... e ver tantas figuras distintas à solta na noite, quando esta era feliz.
5. É o magnata de quem se fala. Contratou Neymar, esta semana levou Messi para o seu Paris Saint-Germain e a imprensa internacional não para de falar na hipótese de Ronaldo se juntar a esta constelação de estrelas. Quem é afinal Nasser Al-Khelaifi, o qatari, filho de um pescador de pérolas, que fez fortuna, comprou um dos maiores clubes e mantém a sua vida privada em segredo total? O nosso "mais novo", Afonso Coelho traça um perfil do "homem do momento" que não para de surpreender.
6. Viajar em agosto? Sim, é possível. Mas para onde. Eu conto. Ou melhor, dou as minhas sugestões para passar uns dias em beleza. Há destinos para diferentes gostos: sossego, festa, "ver e ser visto", liberdade, encontro com o próprio eu. Percorra-os e escolha o que mais tem a ver consigo (e com o seu bolso).
7. Se agosto é mudança, neste número a webserie 'Sim, Chef!' tinha de ter o rei, o revolucionário da cozinha, o que inspirou quem lhe seguiu as pisadas. Vitor Sobral, evidentemente. O editor da FLASH! Hélder Ramalho foi com este seu "velho amigo" ao mercado de Campo de Ourique, Lisboa, comprar os produtos mais frescos, e dali seguiram para a Tasca da Esquina. Uma conversa deliciosa num vídeo cheio de truques e belas receitas
Só tenho a desejar um bom fim-de-semana. Proteja-se do calor e vá a (bons) banhos. Agosto é traiçoeiro. Por isso nós é o damos a conhecer melhor.
Boas leituras. Até para a semana.