
Ajuda a manter a forma, dá saúde e é uma bênção para a alma! Caminhar no meio da natureza pode ser absolutamente regenerador e em Portugal há uma série de percursos pedestres de beleza única. Saiba onde encontrar os melhores passadiços e aprecie o melhor que há no nosso País.
PASSADIÇOS DO MONDEGO
Ao longo do Rio Mondego e por cerca de 11 quilómetros, há passadiços de madeira que o levam a percorrer um trajeto de beleza única, na zona da Guarda. Entre os lugares de passagem estão o Miradouro do Mocho Real, além de cascatas, moinhos e antigas fábricas de lanifícios, de tecelagem e de produção de eletricidade. Além disso, pode ainda visitar as várias aldeias históricas que rodeiam o Mondego. Todo o percurso usufrui de cobertura integral de rede móvel.
PASSADIÇOS DO PAIVA
Pela margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, serpenteiam 8 quilómetro de passadiços de madeira a proporcionar vistas únicas. Ao longo do caminho, há descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em vias extinção para observar. Ao longo do percurso, há ainda duas praias fluviais a embelezar a paisagem.
PASSADIÇOS DO SISTELO
São apenas dois quilómetros, mas vale a pena percorrer os Passadiços do Sistelo, em Arcos de Valdevez. A viagem começa na típica aldeia do Sistelo através de uma descida acentuada em calçada antiga, mas depois da ponte sobre o Vez já é possível caminhar sobre os passadiços para observar as paisagens únicas.
PASSADIÇOS DO GRESSO
Cascatas, quedas de água e um percurso lado a lado com o Gresso é aquilo que promete os Passadiços do Gresso, em Sever do Vouga. É apenas 1,5 quilómetros, mas de uma beleza ímpar, com o percurso a contar com escadas de madeira e quatro pontes. Há também muitas aves para observar e outras espécies em vias de extinção.
PASSADIÇOS DE VILA DO CONDE
O percurso começa na Praia da Azurara e estende-se por mais de oito quilómetros ao longo da costa de Vila do Conde até Matosinhos. Pelo meio, há dunas e uma floresta, com mais de 150 espécies de aves e pequenos mamíferos.
PASSADIÇOS DA CRESMINHA
Os Passadiços da Cresminha, em Cascais, são um pequeno Oásis para quem pretende fugir à confusão de Lisboa, ainda que por breves minutos. Proporcionam uma vista única para o Guincho, Serra de Sintra e Cabo da Roca.
PASSADIÇOS DO ALVOR
No maior passadiço algarvio, com seis quilómetros, é possível apreciar o melhor da ria de Alvor, passar por uma zona de lagoa e observar diferentes aves que povoam o espaço. O percurso começa na praia dos Três Irmãos e termina na ria do Alvor, sendo um caminho de dificuldade fácil.
PASSADIÇOS DA FOZ DO ARELHO
Pelas arribas da Foz do Arelho estende-se o passadiço local. Apesar de não ser o percurso ideal para grandes caminhadas - são apenas 800 metros e com várias subidas e descidas - é perfeito para momentos de contemplação, proporcionado uma vista única para o Oceano Atlântico. Ao longe, pode observar o Arquipélago das Berlengas.