Notícia

Atualidade

Tony Carreira arrisca pena de prisão após acusações de plágio

O cantor está indiciado por 11 crimes de usurpação de direitos de autor e arrisca uma moldura penal até três anos de prisão. Tony nega tudo e fala em “queixa oportunista”. A família e os fãs estão do seu lado.
15 de setembro de 2017 às 10:45
Tony Carreira arrisca prisão
Tony Carreira
Ricardo Landum, o amigo e compositor das letras de Tony Carreira
tony carreira
tony carreira
tony carreira
tony carreira
Tony Carreira com os filhos Mickael e David, cada vez mais próximos do pai "solteiro".
Sara, a filha mais nova de Tony Carreira
Tony Carreira e a ex-mulher Fernanda
tony carreira
tony carreira
tony carreira
tony carreira
tony carreira
tony carreira
tony carreira
tony carreira
tony carreira

A situação não é nova. O "cantor dos sonhos", Tony Carreira está acusado de 22 crimes de usurpação de direitos de autor, e contrafacção, em 11 canções. Ricardo Landum, o compositor de muitos êxitos do artista, também é acusado de se apropriar de obras alheias modificando-as.

Contactado pela TV Guia, Ricardo Landum mostra-se espantado: "Isso já está tudo resolvido. Estão outra vez a querer tramar o Tony. É o costume". Só que o que ficou resolvido foram processos antigos, do mesmo género, movidos por editoras internacionais. Agora, o caso é novo e a queixa partiu  da Companhia Nacional de Música, uma editora portuguesa. Uma "queixa oportunista e injustificada", considera Tony Carreira. Ricardo Landum acrescenta: "Quando escrevo um tema inspiro-me em mim próprio!".

Só que as perícias musicas detectaram semelhanças nas melodias, pausas, ritmos, refrões e, por vezes, até nas letras. Plágios de canções de autores estrangeiros de que Tony Carreira se terá apropriado desde 2012.

A carregar o vídeo ...

DESPROMOVIDO A ADAPTADOR

Em relação a três das 11 musicas, alegadamente copiadas, Tony Carreira chegou a fazer emendas na Sociedade Portuguesa de Autores, passando a ser designado, na SPA, de "adaptador", em vez de autor, como é o mais comum. Isto não invalidou que agora tenha que responder perante o tribunal, por suspeitas de ter ganho dinheiro com temas de outros. Alguns deles são 'Sonho de Menino', 'Depois de Ti Mais Nada', 'Adeus até Um Dia' ou 'Esta Falta de Ti'.

Tony Carreira acedeu a dar uma entrevista à SIC, em que prestou mais esclarecimentos pelo sucedido. "Nunca pensei começar o dia desta maneira. Hoje foi um dia difícil. Isto já vem de há dez anos, já começa a ser um bocadinho chato", lamenta. 

ACUSA QUEM O DENUNCIOU

O Ministério Público está a investigar o caso e o cantor está mesmo indiciado pelos crimes indicados, apesar de ainda não haver uma acusação formal.

O assunto é muito sério, dado que, se chegar à barra do tribunal, Tony Carreira arrisca, segundo a lei, uma pena de prisão efectiva "até três anos e multa de 150 a 250 dias, de acordo com a gravidade da infracção", pode ler-se no artigo 197 do Código do Direito de Autor. Dado que as acusações anteriores já foram resolvidas "não se pode qualificar que exista reincidência e, por isso, não poderá haver um agravamento da pena", explica um conhecido advogado à TV Guia.

Tony Carreira responde a acusação de plágio
tony carreira
tony carreira
Ricardo Landum é que escrever as letras das canções de Tony Carreira
Tony foi recentemente avô de Beatriz, filha de Mickael Carreira e Laura Figueiredo, contudo, confessou ser um avô ausente
Tony Carreira
Tony Carreira durante a entrevista à TVI
O cantor Tony Carreira
Tony Carreira
Tony Carreira
O cantor tem enchido, por diversas vezes, o Meo Arena, em Lisboa
Tony no palco com a filha, Sara
tony carreira
Tony Carreira
Tony Carreira
Uma imagem ternurenta de Tony e um pequeno cão
Tony está constantemente em viagem
tony carreira
tony carreira
Tony Carreira, Ricardo Landum
Tony Carreira
Tony Carreira
tony carreira
Tony Carreira
Tony Carreira
Tony Carreira
Sara Carreira, Tony Carreira
tony carreira
tony carreira
tony carreira
Tony Carreira
Tony Carreira

"QUISERAM TRAMAR-ME"

Tony Carreira tem toda a família, incluindo a mulher, Fernanda Antunes, de quem está separado, do seu lado. Assim como milhares de fãs. E acredita mesmo que alguém o quer tramar. "Tenho a certeza que me quiseram difamar, absoluta. A minha relação com estes autores é maravilhosa. O que tinha a resolver já está resolvido há muitos anos".

FÃS NUNCA O ABANDONARAM

O cantor, reconhecido e seguido por todo o lado, pelos milhares de fãs, conta ainda: "Hoje recebi milhares de mensagens por parte de pessoas que me admiram, que têm o nosso contacto, a dar apoio. Mas eu estou bem, sereno, tranquilo… Quem não deve, não teme".

Na eventualidade de vir a ser confrontado com o tribunal, Tony Carreira diz-se de consciência tranquila: "As pessoas que me conhecem bem sabem que sou uma pessoa honrada. Estou bem. Não estou nada preocupado com este assunto", referiu, agradecendo, ainda, o público que o segue, em tournée.

Tony Carreira e Fernanda juntos pelos milhões
Tony Carreira continua casado com Fernanda que gere toda a fortuna familiar
Foto do casamento de Tony Carreira e Fernanda (1985)
Tony Carreira e Fernanda Antunes
Tony Carreira com Fernanda (2006)
Tony Carreira com a mulher, Fernanda, de quem está separado. Apesar de tudo, continua a ser a mãe dos seus filhos a tratar dos negócios milionários da família
Mickael Carreira
Em agosto de 2014 Tony Carreira saiu de casa. Fernanda ficou no luxuoso apartamento da família, no centro de Lisboa, com os filhos mais novos, Sara, na foto, e David
Tony Carreira
Ao longo de vários anos, Tony Carreira omitiu ser casado e ter filhos por receio de perder admiradoras
Sara tem hoje 17 anos e também já canta, como o pai e os irmãos
David Carreira também seguiu as pisadas do pai. A sua carreira, tal como a do irmão, Mickael, também é gerida por Fernanda Antunes
O cantor tem enchido, por diversas vezes, o Meo Arena, em Lisboa
O cantor é sempre muito solicitado para autógrafos, que nunca nega
Nos concertos é habitual a interacção entre Tony e os milhares de fãs que o acompanham para todo o lado
É através do site oficial de Tony Carreira que muitos negócios, como as inscrições no clube de fãs, que rendem 150 mil euros anuais, são tratados
Tony Carreira, Fernanda
Tony Carreira e Fernanda Antunes
Tony Carreira, Fernanda
fernanda, tony carreira
Tony Carreira

Leia a história completa sobre este caso na TV Guia que está nas bancas esta sexta-feira 15.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável

;