Lágrimas e declarações de amor no adeus a Filipe Duarte
O ator partiu com 46 anos, deixando a comunidade artística em choque. Lágrimas e sentimentos de pesar chegam de atores novos e velhos, de directores de estaçõees, de amigos, colegas e até de miúdos que recentemente tinham acabado de fazer de filho do ator…. Um adeus difícil!
A morte de Filipe Duarte, na sexta-feira, 17 de Abril, vítima de um enfarte do miocárdio, deixou a comunidade artística de luto. O ator de 46 anos, apesar de um pouco avesso à televisão tinha ganho muitos amigos no meio e rapidamente se espalharam as mensagens de condolências e as lágrimas.
Uma das primeiras a manifestar-se foi Manuela Couto, com quem contracenou em 'Equador', a novela 'Belmonte' e no teatro. "Há seres assim: cheios de luz e de caminhos onde cabe toda a gente. Obrigada por tanta beleza, querido Pipo. Até sempre", escreveu nas redes sociais ilustrando, aliás como quase todos os colegas, com uma foto a preto e branco.
Mais pesadora só mesmo o seu par da série da TVI, Maria João Bastos. "Tá difícil Pipo, tá mesmo difícil de acreditar! Faltam palavras, falta tudo, é um vazio! Tu és um amigo, uma pessoa especial e um dos maiores talentos do nosso país! Sim, és! Serás sempre!", escreve a atriz que depois faz questão de dar força "e todo o carinho do mundo para a Núria (Menia)- a mulher-, a Antonia (filha) e toda a família"
Muito em baixo estava Patrícia Tavares. A FLASH! tentou falar com a atriz... que não conseguiu dizer qualquer palavra, tal era a emoção. Escreveu apenas. "Partiu um dos melhores". De resto, gesto semelhante ao da amiga de longa data Sofia Nicholson, bastante abalada com a situação inesperada e que apenas conseguiu dizer. "Até já maninho"
As palavras de pesar vieram de todo o lado. Uns textos mais curtos, outros maiores, como o de Dalila Carmo. "Quando achamos impossível levar a tristeza a um degrau mais alto, cai mais uma bomba. O nosso Pipo foi embora. O Pipo!!!! O meu colega mais delicado, mais cuidadoso, talentoso, e com quem discuti há poucas semanas sobre o projecto que iríamos ensaiar em novembro", escreve. "Esse projecto sobre o tempo dos atores. O nosso tempo. Essa mise en abyme sem limites. É tão gritantemente estúpido isto tudo. E o Pipo, pessoa e ator, fará parte de mim e de todos os que nutriam por ele a mesma amizade e respeito. E de todos os que admiravam o seu trabalho. Dor sem limites. Pipini! Obrigada pela tua contracena! Dentro e fora da ficção. Dentro e fora da vida", acaba assim o texto.
O director de programas da TVI, Nuno Santos, também quis expressar a sua dor. Apesar de não ter trabalho diretamente - como André Cerqueira, que deixou apenas um breve frase "Perdemos meu amigo Felipe Duarte. Dia muito triste…" - quis expressar a sua dor nesta partida súbita e inesperada. "Estamos sem palavras. Morreu o Pipo… ", começa por escrever Nuno Santos. "O Pipo, como todos tratávamos o Filipe Duarte, começou a fazer parte da nossa família desde o inesquecível projeto Equador, onde foi o protagonista, a par de Maria João Bastos e Marco d’Almeida. Depois disso, foi nosso ator, nosso colega, nosso amigo, nosso conselheiro. Sempre, à distancia de um telefonema, de uma conversa, aqui esteve com o seu saber e forma tão peculiar que tinha de olhar o mundo, a profissão e os amigos. Em Belmonte, o seu último trabalho com a TVI, Filipe Duarte tomou como verdadeira a responsabilidade de ser o tutor dos 5 irmãos. Adotou-os na tela e no coração. Porque ele era assim. Adotou-os a eles e deixou uma marca em todos nós com a sua entrega, a sua voz, o seu olhar único", escreve. "Porque ele nunca fingiu nada. Porque as personagens que desempenhou, desempenhou-as vivendo pessoas que verdadeiramente encarnou. O Pipo parte enriquecido por todas estas personagens que encarnou, mas também com todas as pessoas onde deixou a sua marca. "
Quem não pode deixar de expressar a sua dor foi o homem que dirige o teatro da Trindade, Diogo Infante: "O Pipo partiu assim, sem avisar e sem se despedir, lembrando-nos da nossa vulnerabilidade e da nossa finitude, e da importância de valorizarmos o que é realmente importante. Deixa-nos o sorriso, a força do seu olhar, a gentileza, a sua ética e as suas convicções. A capacidade de nos fazer sonhar com o seu talento, essa está registada no corpo do seu trabalho, cuja memória tem já o seu lugar reservado na História. Obrigado por tudo, Pipo"
Dos mais novos aos mais velhos. Veja-se José Condessa acabado de regressar a Portugal,que esteve com ele no teatro ainda o ano passado. "Não Pipo, tu não. Um actor como tu nunca morre. És eterno, e amo-te com todo o meu corpo e vontade.Tens os abraços mais sinceros e risos mais bonitos. Tens a doçura no olhar e as palavras certas. Transbordas amor, e é por isso que nos apaixonamos por ti no palco ou na rua. Até sempre meu rei", escreve. Como ele Gonçalo Lobo Faria que esteve recentemente no filme 'Nothing Ever Happen'- ainda por estrear- e que por isso é dos poucos que ilustra com uma foto a cores. "Era o dia da última cena que filmámos juntos, prometemos um até já. Obrigado obrigado obrigado "Paizão"
Fernanda Serrano também não quis deixar de prestar a sua homenagem: "Que triste ficar a saber da tua partida! Deixaste-nos o melhor. O teu talento. Que nos continues a inspirar, seja lá onde estiveres! Farás muita falta a todos nós que tanto te respeitávamos".
E muito menos Silvia Rizzo: "Não consigo acreditar!!!! Filipe Duarte nosso querido Pipo. Nem sei o que dizer, sinto-me triste, profundamente triste, em choque! A pessoa grande que és o Actor maravilhoso que sempre foste! Obrigada meu querido Pipo. Núria e Antónia, muito amor e força".
Palavras idênticas às de Rita Salema. "Querido Pipo, como é que é possível arrancarem-te das nossas vidas...desta forma. Vamos ter tantas saudades do colega, do grande actor, de um dos melhores da tua geração. Um actor que representa com e para os colegas, sempre preocupado, sempre generoso. Tinhas tudo para ser mais uma vedeta, mas sempre foste muito melhor e mais do que isso, mostrando que é do talento, do trabalho e da humildade que nascem grandes atores e grandes homens. O Pipo fazia-nos gostar de pessoas, e de gostar com muita força. Vamos ter tantas saudades, meu querido Pipo. Deus leva, de facto, os mais especiais, por isso te levou de nós."