O papel fundamental de Letizia na grande cumplicidade entre as filhas Leonor e Sofia, numa altura em que a sua relação está a mudar
Embora a dinâmica entre a duas irmãs esteja a mudar, a princesa e a infanta mantêm-se muito próximas e unidas. E, no centro da relação, está sempre a figura da matriarca, a rainha Letizia.Apesar dos esforços dos reis Felipe VI e Letizia de Espanha de preservarem a vida privada das filhas, sabe-se que a princesa Leonor e a infanta Sofia sempre foram muito amigas, desde pequeninas. A diferença de idades de apenas dois anos contribui para a grande cumplicidade entre as duas irmãs.
E, se fisicamente são muito diferentes, em termos de personalidade têm muitas semelhanças, embora se diga que Leonor, devido ao peso do cargo que um dia ocupará como rainha de Espanha, é mais "certinha" que a irmã mais nova, que é mais rebelde.
De resto, Sofia estará sempre "condenada" a estar na sombra da irmã devido à linha de sucessão, mas, ao contrário do príncipe Harry - que assume algum ressentimento em relação às atenções dedicadas ao irmão, William, no seu livro apropriadamente intitulado 'Na Sombra' - a filha mais nova de Felipe VI e Letizia parece sentir-se até aliviada com as suas menores responsabilidades, de acordo com a imprensa espanhola.
Leonor e Sofia ignoram as divisões impostas pela hierarquia institucional e mantêm-se "parceiras de crime": amigas, companheiras e aliadas, são muitas vezes vistas a apoiarem-se mutuamente em eventos públicos e sempre inseparáveis. Se há alguns anos Leonor assumia o papel de irmã mais velha protetora, é agora Sofia que "fica de olho" na futura rainha de Espanha durante os compromissos em que ambas marcam presença.
Sofia também já assumiu que mudou muito desde que ingressou na UWC Atlantic College, no País de Gales, seguindo os passos de Leonor.
"Mudou-me de muitas maneiras. Aprendi tanto dentro como fora da sala de aulas. Viver com pessoas de mais de 80 países abriu-me os olhos para outras realidades completamente diferentes da minha", afirmou, citada pela 'Monarquía Confidencial'.
Mas, acima de tudo, há um aspeto em especial que irá sempre unir as duas irmãs e trata-se de algo onde nunca haverá hierarquias ou divisões: o enorme amor e admiração que nutrem pela mãe, Letizia.
A afeição das duas jovens pela matriarca da família e a troca de olhares cúmplices é evidente até durante os compromissos oficiais e, de acordo com a publicação 'Mujer Hoy', Leonor e Sofia têm hoje uma atitude muito protetora para com a sua mãe.