'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Mundo

À chegada, Mariana Mortágua confirma pesadelo em Israel: "Horas em jaulas ao sol, algemados"

Deputada do Bloco de Esquerda já chegou a Portugal, depois de ter sido detida por Israel. Durante a escala que fez em Madrid, falou aos jornalistas e garantiu que nada a irá demover da missão de abrir um corredor humanitário para Gaza.
05 de outubro de 2025 às 23:04
A carregar o vídeo ...

Mariana Motágua, Sofia Aparício e os restantes ativistas portugueses já chegaram ao aeroporto de Lisboa, depois de terem sido detidos por Israel quando tentavam chegar a Gaza para abrir um corredor humanitário. 

Detida numa prisão no meio do deserto, a deputada do Bloco de Esquerda confirmou as condições que já haviam sido divulgadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, que deu conta de que os ativistas portugueses foram privados de comida e água.

A carregar o vídeo ...
As primeiras imagens do encontro de Mariana e Joana Mortágua no aeroporto de Madrid

"Fomos maltratados, foi uma prisão com tudo o que se possa imaginar, com várias horas em jaulas ao sol, mudaram-nos de sítio muitas vezes, fomos algemados vários vezes. Com pouco acesso a comida e água nos primeiros dias", disse, garantindo que não irá desistir do objetivo.

"Hoje, já há mais barcos a caminho de gaza. Não é por Israel raptar estas pessoas em águas em portugal que elas vão deixar de querer continuar a quebrar o cerco."

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável