
O Papa Francisco teve quatro irmãos, mas sempre teve com Maria Elena uma relação especial. A argentina era a única irmã que restava ao Santo Padre que, apesar da distância, falava frequentemente com a familiar, que vivia entregue aos cuidados de monjas na sua terra natal. As saudades de Francisco eram grandes, uma vez que os dois nunca voltaram a ver-se desde que ele foi ordenado Papa.
Francisco nunca regressaria à Argentina e Maria Elena, devido à sua saúde frágil, também não conseguiria mais sair do país para se encontrar com o irmão. Falavam por telefone, trocavam cartas e nas últimas semanas, a família de Francisco manteve-se sempre em contacto com o Vaticano, que ia atualizando o seu estado de saúde.
Os contactos eram feitos, maioritariamente por um dos sobrinhos do Papa, José Ignacio Bergoglio, que pela hora da sua morte, começou a ser bombardeado com chamadas. "Nessa altura, chamei o meu irmão e fomos ao encontro da nossa mãe para lhe dizermos pessoalmente que o Jorge (nome de batismo do Papa) tinha partido", contou o sobrinho do Papa, acrescentando que aquele foi um momento de dor e lágrimas, mas também de uma grande paz interior.
"Dentro da grande tristeza que foi perder o irmão, pudemos estar ali a acompanhá-la. Ela agarrou-se à resignação de saber que o irmão estava em paz, que já não sofria."
Segundo revelou à imprensa argentina, Francisco mantinha uma extrema ligação com os familiares vivos, nunca se tendo desligado, apesar da distância física. "Tínhamos uma relação muito próxima e atenta. O Jorge esteve 12 anos no Vaticano, mas nunca sentimos muito essa distância, porque ele ligava muitas vezes e era muito presente. Agora sim, vamos sentir a sua falta."
De entro o muito que tinha para conversar com o tio, ficou uma notícia muito especial por dar, uma vez que o sobrinho esperava que terminassem as cerimónias e os afazeres de Francisco com a Páscoa para lhe contar que ele e a mulher se preparam para ser pais. "Não lhe pude dizer, mas sei que onde ele está agora, já sabe que é uma menina, o seu nome e que vai ajudar-nos a guiá-la na vida."