Comprometida com as suas causas, responsável e discreta, a rainha emérita Sofia dedicou toda a sua vida a personificar na perfeição o papel da monarquia espanhola, o que não foi fácil, tendo tido de suportar todo o tipo de controvérsias ao longo das décadas, geralmente relacionadas com as traições do marido, Juan Carlos. Mais recentemente, Sofia teve de lidar com o tão aguardado lançamento do controverso livro de memórias do rei emérito.
Uma das formas com que a mãe de Felipe VI lida com estas polémicas é precisamente focando-se nos seus compromissos oficiais, mantendo sempre uma agenda cheia que não a deixa desocupada durante muito tempo. É esta profunda dedicação à Coroa que levou o seu filho a conceder-lhe uma honra muito especial: a joia honorária do Colar da Ilustre Ordem do Tosão de Ouro.
No próximo dia 21 de novembro, o monarca prestará homenagem à sua mãe "pela sua dedicação e compromisso com o serviço de Espanha e da Coroa". E Felipe VI não estará sozinho neste evento de homenagem.
Além da nora de Sofia, a rainha Letizia, também marcarão presença as suas netas, a princesa Leonor e a infanta Sofia. A sua presença é um tanto ou quanto inesperada, sendo que as duas jovens estão totalmente imersas nos seus estudos académicos. Leonor, na última etapa da sua formação militar, e Sofia, na Forward College, em Portugal.
As duas irão assim interromper os estudos para viajarem até Madrid para demonstrarem o seu apoio à avó, de forma muito pública. Um gesto que por certo irá enternecer a monarca.