
Os últimos anos foram particularmente desafiantes para Letizia. Se a rainha nunca teve propriamente boa imprensa, estando frequentemente nos escaparates mediáticos devido a polémicas várias, o caso nunca foi tão grave como quando foi acusada de ter sido infiel ao marido com o antigo cunhado, Jaime del Burgo. A desconfiança em relação à monarca triplicou e tudo o que Felipe VI não queria, estava a acontecer: de repente, a credibilidade da Casa Real era posta em causa, tal como tinha acontecido com o seu pai, Juan Carlos III, com os reis a serem acusados de viver um casamento de fachada.
Desde então, passaram-se dois anos, em que Letizia tem feito um trabalho diário para recuperar a confiança dos espanhóis. Apesar de os rumores sobre alegados amantes persistirem, mostra-se frequentemente ao lado do marido, partilha gestos de carinho em público e tenta, também, mostrar-se mais próxima dos súbditos, pegando em bebés ao colo, conversando com os populares e mostrando mais vezes o seu sorriso.
Hoje, o resultado dessa persistência está à vista, com um estudo encomendado pela revista 'Vanitatis' a mostrar que Letizia conseguiu, pela primeira vez, igualar a popularidade da rainha emérita Sofia, conseguindo uma nota seis, a mesma também que a sua filha mais nova, Sofia.
Apesar do voto de confiança dos espanhóis, Letizia está longe de ser a mais popular da família, com esse estatuto a manter-se nas mãos do rei Felipe, que conseguiu uma pontuação de 6,6. Curiosamente, logo a seguir, e uma curta distância vem a princesa Leonor, que tem granjeado cada vez mais simpatia. A jovem, de 19 anos, é já o segundo elemento do clã mais popular, com 6,5 pontos, num trabalho em crescendo que este ano atingiu o seu expoente máximo, com a sua formação militar a bordo do navio Juan Sebastian Elcano a torná-la mais exposta, sendo que, apesar de todos os problemas que a atormentaram durante os meses em alto-mar, Leonor conseguiu voltar a Espanha com a reputação em alta.