Além de ver o seu terceiro casamento acabar em divórcio, Telma Ortiz está ainda no centro de uma nova polémica. Há quem a acuse de ter a mania das grandezas.
No último grande esforço para contornarem a maior crise vivida no casamento, reis de Espanha unem-se entre o mar de problemas a resolver com as filhas e o famoso síndrome do ninho vazio.
Depois de um período difícil que fez tremer a coroa espanhola, Letizia e Felipe voltam a sorrir juntos numas férias abençoadas pelas filhas. Especialistas admitem que a pior fase do casamento foi ultrapassada com sucesso.
Rainha vê semanalmente a imprensa espanhola trazer à tona histórias do seu passado. Acusada de ter amantes, de viver um casamento de fachada, entre outras polémicas, os abanões não derrubam Letizia que responde com gestos de carinho para mostrar que a sua relação está bem e recomenda-se.
Pela primeira vez, Letizia foi considerada tão popular como a rainha emérita Sofia, mostrando estar a recuperar a confiança dos espanhóis. Mas ainda assim, está longe de ser a mais acarinhada da família, tendo ficado em terceiro lugar na mais recente sondagem.
Em dia de aniversário do casamento, estado da união dos reis de Espanha é vista à lupa pelas revistas espanholas, que acreditam que os fãs podem respirar de alívio pois os reis já se perdoaram mutuamente e estão empenhados em fazer com que a união resulte.
Há vários anos que o casamento dos reis de Espanha está sob escrutínio, com sinais de ter chegado ao fim e ser apenas um acordo para manter aparências.
Reis de Espanha estão afastados há mais de um ano, mas continuam a conviver em público. Agudizar da tensão entre os dois levou a que Casa Real fosse obrigada a intervir.