
Ljubomir Stanisic lembra-se perfeitamente do dia em que chegou a Lisboa, onde já morava a irmã, Natasha: 31 de agosto de 1997. Apaixonou-se pela capital e pelas mulheres portuguesas. Tal como o cunhado, um militar luso que serviu na Bósnia, se apaixonara pela sua irmã.
Mónica Franco não é a primeira mulher do chef jugoslavo. Ljubomir namorou com uma jovem do Restelo, Susana. Cumpriu o protocolo e casaram-se, no dia 3 de julho de 2003, apenas pelo civil. Da relação, nasceu Mateus, a 22 de março de 2006, no hospital de Cascais. O bebé ainda era de colo quando os pais se separaram, somente 6 meses depois, no dia 17 de outubro.
Conheceu a segunda mulher, Mónica Franco, durante um evento gastronómico. A atual mulher do chef é jornalista e sempre escreveu sobre gastronomia, vinhos e turismo. Só que ela era comprometida. Ljubo nunca a esqueceu. Esperou 4 anos até conseguir investir na conquista do seu coração... pelo estômago!
Ganhou coragem e convidou-a para jantar no novo '100 Maneiras', que abriu no Bairro Alto. A meio da refeição surpreendeu-a. "A meio da refeição, vem um prato diferente para mim. Um 'foie gras' de frutos vermelhos, que até hoje não esqueci. Quando pus a colher à boca, arrepiei-me dos pés à cabeça. Ele passou por mim e fez-me um sorriso. Estamos juntos até hoje", afirma Mónica.
Para além de ser a mulher de Ljubomir Stanisic há mais de 10 anos, Mónica Franco gere-lhe a comunicação, para além de terem vários projetos em conjunto, como o livro e o programa de televisão 'Papa-Quilómetros', resultado de uma aventura gastronómica, em auto-caravana, por Portugal inteiro.
"A minha mulher teve um papel extremamente importante. Foi a única pessoa que amei até hoje na vida", confidenciou Ljubomir em entrevista. "Somo iguais em montes de m..., mas completamente opostos. Gosta de mim como sou, um maluco, nunca me tentou corrigir. Se tentasse já a tinha trocado. Ela tem uma certa maluqueira..." elogiou Ljubomir.
Mais recentemente, no '5 Para a Meia Noite', Stanisic assume que Mónica fez dele uma pessoa melhor: "Quando nos encontramos e nos conhecemos, a vida profissional dos dois cresceu em conjunto. Ligaram-se aqui duas sinergias que fizeram de mim uma melhor pessoa, mais educado, mais calmo, mais atencioso. Em conjunto funcionamos muito melhor do que individualmente. Isso acontece raras vezes na vida. E é para se aproveitar e para se viver."
Sem qualquer tipo de filtros, Mónica Franco reage aos elogios do companheiro com a mesma dose de loucura do anfitrião ed 'Pesadelo na Cozinha': "Ele é brilhante. É uma p*** fácil de vender. Há muitos anos que digo isto, porque é muito fácil trabalhar com uma pessoa brilhante, uma pessoa que te deixa fazer aquilo que tu achas que está certo para a carreira dele."