Numa altura em que se aproximam as quadras festivas, o ambiente no Palácio Zarzuela não é o melhor com a família real espanhola a estar mais dividida do que nunca, especialmente depois do lançamento do livro de memórias de Juan Carlos, no qual o rei emérito acusava Letizia de causar mau ambiente no seio do clã, tendo uma personalidade difícil e afastando-o, inclusivamente, do filho e das netas.
O livro gerou enorme polémica no seio do clã, com o monarca a ficar mais isolado do que nunca desde as revelações. No entanto, não completamente sozinho, uma vez que as filhas nunca o abandonam verdadeiramente. Segundo a imprensa espanhola, as infantas Cristina e Elena estão incondicionalmente ao lado de Juan Carlos e já fizeram saber que vão passar as quadras festivas a Abu Dhabi, tomando assim um partido claro nesta guerra.
Já Felipe VI vai manter-se ao lado de Letizia e das filhas, sendo que no final da noite junta-se à mãe, a Rainha Sofia, para a tradicional missa do Galo. Certo é que esta é uma quadra que mostra a divisão cada vez maior na família real espanhola, algo que Juan Carlos afirmou ter-se tornado uma realidade desde que Letizia se casou com o filho. Acusa a nora de o afastar não só das netas como também do próprio Felipe VI.