
Apesar da relação do rei emérito Juan Carlos com o resto da família real espanhola estar "tremida" há vários anos, depois de ter protagonizado os mais variados escândalos - muitos deles relacionados com casos extraconjugais que são constantemente fonte de humilhação para a rainha emérita Sofia - há duas pessoas que mantêm uma forte ligação com ele: as suas duas filhas, as infantas Elena e Cristina, que o visitam frequentemente em Abu Dhabi e o acompanham sempre nas suas visitas a Espanha.
Contudo, o rei sempre teve uma preferência especial pela filha mais velha, Elena.
A infanta Cristina era considerada a mais "rebelde" e moderna da família, aquela que sempre procurou a independência e afastava os 'clichês' da realeza. Foi a primeira da família a frequentar a universidade e apaixonou-se pelo atleta de elite Iñaki Urdangarín.
Já Elena, segundo a 'Mujer Joy', é mais parecida com o pai. Herdou o seu caráter afável, o sentido de humor, têm interesses em comum, como as touradas, os esqui e a caça e ambos choram com facilidade.
Quando são fotografados juntos, a proximidade e a cumplicidade entre os dois são evidentes nos olhares e gestos que trocam.
Uma prova do cuidado de Don Juan Carlos para com as duas filhas é o facto de ter criado uma fundação em Abu Dhabi para proteger o seu futuro financeiro, de acordo com 'El Confidencial'.
O objetivo da fundação é financiar atividades educacionais e culturais e, ao mesmo tempo, permitir-lhe centralizar a fortuna fora da Espanha e deixá-la como herança para elas.