
O funeral do Papa Francisco foi um acontecimento de Estado e a par das homenagens e da multidão nas ruas de Roma para assinalar a despedida do argentino, a presença dos principais líderes mundiais e membros da realeza foi muito comentada ao longo do dia, em especial as falhas protocolares de alguns dos presentes.
De Donald Trump, que não se vestiu de luto clássico, mas preferiu um fato azul escuro, a Zelensky que deixou a gravata de lado, as consideradas gafes de etiqueta estão na ordem do dia.
Entre as mulheres, as críticas têm sido dirigidas à Primeira Dama francesa, Brigitte Macron, e à indumentária escolhida para a cerimónia. A mulher do Presidente francês Emmanuel Macron optou por não usar véu ou mantilha, que as mulheres dos Chefes de Estado ou rainhas consortes eram aconselhadas a usar. O dress code foi seguido por Letizia, Charlene do Mónaco, Melania Trump ou a companheira de Joe Biden, mas Brigitte optou por não cobrir a cabeça.
Além disso, também o penteado da Primeira Dama foi considerado inapropriado, uma vez que Brigitte optou por estilizar o cabelo com muito volume e a descrição e solenidade eram palavras de ordem para as exéquias.