
Os tempos são duros e os relatos dolorosos vão se repetindo. Agora é um médico portugues que trabalha nos Estados Unidos que revela ter cancelado operações de doentes com cancro maligno... por causa dos coronavírus. Ricardo Soares, que falou com Júlia Pinheiro, diz que agora é tempo de "ficar em casa".
Nascido e criado no Porto, Ricardo Soares fez o internato de Urologia no Porto mas rumou aos Estados Unidos, onde vive agora a braços com a chegada a pandemia ao país dos sonhos.
"Qualquer pessoa pode estar infectada por Coronavírus: com tosse ou sem tosse; tosse seca ou com expetoração; com nariz entupido ou a respirar bem; com febre, febrícula ou temperatura normal; diarreia ou obstipação; perda de olfacto ou a cheirar bem. O que têm que fazer é o seguinte:
1- FIQUEM EM CASA
2- FIQUEM EM CASA
3- Tomar paracetamol / Ben-u-Ron 1g se tiverem febre, num máximo de 4 vezes por dia
4- Ligar para a Saúde 24 se a febre não baixa ou se ficarem com dificuldade em respirar
5- Não sair de casa para ir passear na marginal da praia, ir ao café ou ir visitar os avós/pais idosos, se não houver necessidade para tal", revela o médico português.
Mais: "Se acharem que isto é um exagero, pensem que esta semana eu tive que cancelar quatro cirurgias em doentes com cancro (sim, cancro! Maligno!) porque não era seguro para os doentes irem ao hospital. E eles compreenderam. Se eles entendem, qualquer um entende a importância de ficar em casa, mesmo que não tenham sintomas nenhuns", apela o clínico.