Quando se assinalou uma semana de ter sofrido um AVC, aos 54 anos de idade, Nuno Markl decidiu fazer um elogio e agradecimento público ao Dr. João Pedro Marto, o médico que o humorista diz ter sido o grande responsável pela sua recuperação.
"Devo a minha recuperação em grandíssima parte a este homem", começou por escrever, partilhando uma fotografia do profissional de saúde.
"E ele é tão bom médico e tão ético e humano que fez questão de me explicar que esta participação dele no podcast 'Consulta Aberta' não foi à boleia do meu AVC; estava já gravada há semanas. Em nenhuma altura isso me passaria pela cabeça: conhecemo-nos há uma semana e foi o suficiente para perceber o quão incrível o João Pedro Marto é, o quão apaziguadora é a sua presença, o quanto ele sabe do seu ofício e, acima de tudo, como salva vidas. Entre elas a minha. Estou-lhe muito grato. Ouçam-no. Só não digo para o seguirem porque ele não tem redes sociais. Haverá melhor sinal de sanidade mental e inteligência, por estes dias?", completou.
Na referida entrevista ao podcast Consulta Aberta, da SIC Notícias, João Pedro Marto recorda que os acidentes vasculares cerebrais são "a principal causa de mortalidade e incapacidade" em Portugal e que mais frequentemente trata-se de um AVC isquémico, ou seja, "há um vaso do cérebro que fica entupido e essa zona do cérebro deixa de receber sangue". "Ou então esse vaso cerebral pode romper, e aí falamos de um AVC hemorrágico", explicou.
"Muitos dos casos em jovens têm origem em doenças típicas da idade avançada, como hipertensão, diabetes ou problemas cardíacos", afirmou, acrescentando: "O stress só por si não causa um AVC, temos de desconstruir isto".
Foi então que o médico referiu que “85% dos AVC podem ser prevenidos" e revelou algumas das medidas preventivas que podem ajudar a a evitar o problema, sendo que evitar o sedentarismo e o tabagismo são as mais importantes. "Exercício físico três vezes por semana, uns 45 minutos de exercício moderado", especificou.