'
FLASH!
2025
Compre aqui em Epaper
Drama

Médico que "salvou" Nuno Markl explica ao pormenor AVC e dismistifica factos e enganos

"Devo a minha recuperação em grandíssima parte a este homem", afirmou Markl sobre o Dr. João Pedro Marto, que deu agora uma entrevista sobre acidentes vasculares cerebrais.
Por FLASH! | 02 de dezembro de 2025 às 12:47
Médico que "salvou" Nuno Markl explica ao pormenor AVC e dismistifica
Dr. João Pedro Marto, Nuno Markl
Nuno Markl recupera de AVC no Hospital São Francisco Xavier e valoriza "micro-coisas"
Nuno Markl
Nuno Markl
Nuno Markl
Nuno Markl
Nuno Markl
Dr. João Pedro Marto, Nuno Markl
Nuno Markl recupera de AVC no Hospital São Francisco Xavier e valoriza "micro-coisas"
Nuno Markl
Nuno Markl
Nuno Markl
Nuno Markl
Nuno Markl

Quando se assinalou uma semana de ter sofrido um AVC, aos 54 anos de idade, Nuno Markl decidiu fazer um elogio e agradecimento público ao Dr. João Pedro Marto, o médico que o humorista diz ter sido o grande responsável pela sua recuperação.

"Devo a minha recuperação em grandíssima parte a este homem", começou por escrever, partilhando uma fotografia do profissional de saúde.

"E ele é tão bom médico e tão ético e humano que fez questão de me explicar que esta participação dele no podcast 'Consulta Aberta' não foi à boleia do meu AVC; estava já gravada há semanas. Em nenhuma altura isso me passaria pela cabeça: conhecemo-nos há uma semana e foi o suficiente para perceber o quão incrível o João Pedro Marto é, o quão apaziguadora é a sua presença, o quanto ele sabe do seu ofício e, acima de tudo, como salva vidas. Entre elas a minha. Estou-lhe muito grato. Ouçam-no. Só não digo para o seguirem porque ele não tem redes sociais. Haverá melhor sinal de sanidade mental e inteligência, por estes dias?", completou.

Na referida entrevista ao podcast Consulta Aberta, da SIC Notícias, João Pedro Marto recorda que os acidentes vasculares cerebrais são "a principal causa de mortalidade e incapacidade" em Portugal e que mais frequentemente trata-se de um AVC isquémico, ou seja, "há um vaso do cérebro que fica entupido e essa zona do cérebro deixa de receber sangue". "Ou então esse vaso cerebral pode romper, e aí falamos de um AVC hemorrágico", explicou.

"Muitos dos casos em jovens têm origem em doenças típicas da idade avançada, como hipertensão, diabetes ou problemas cardíacos", afirmou, acrescentando: "O stress só por si não causa um AVC, temos de desconstruir isto".

Foi então que o médico referiu que “85% dos AVC podem ser prevenidos" e revelou algumas das medidas preventivas que podem ajudar a a evitar o problema, sendo que evitar o sedentarismo e o tabagismo são as mais importantes. "Exercício físico três vezes por semana, uns 45 minutos de exercício moderado", especificou.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável