
A história acontece no final setembro de 2016, nos Estados Unidos da América. Marcelo Rebelo de Sousa, 68 anos de idade, deslocava-se a Nova Iorque para a 71.ª Assembleia Geral da ONU, e à entrada do edifício das Nações Unidas foi abordado por um jovem jornalista do programa Quotidien, do canal francês TMC. Martin Weill, de t-shirt, estava mais interessado nas eleições dos EUA e quis saber o que aquele senhor de fato com ar bem disposto pensava sobre o assunto, nomeadamente a possibilidade de Trump ganhar [como veio a acontecer].
Marcelo foi diplomático e referiu que preferia não fazer comentários. Até aqui tudo bem. O embaraço segue já dentro de momentos, quando o jornalista pergunta ao senhor bem disposto de fato, a que comitiva pertence. Marcelo Rebelo de Sousa não perde a pose e responde que faz parte da delegação portuguesa.
Reforçando a sua ignorância sobre quem estava à sua frente, o jornalista sai-se então com esta pérola: "Então e qual o cargo que ocupa?". Marcelo teve jogo de cintura e atirou um divertido "sou o Presidente da República de Portugal". Voilá, depois da vitória no Euro, nova goleada dos portugueses aos franceses.