'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Luto

Recorda-se de Robert Enke? Viúva do guarda-redes do Benfica assume que reencontrou a felicidade depois da dor de perder a filha e o marido

Aquele que defendeu as redes do Benfica e da seleção nacional da Alemanha decidiu não continuar a viver. Cumprem-se hoje, 10 de novembro, 15 anos sobre a morte que chocou o mundo do futebol.
10 de novembro de 2024 às 16:27
Robert Enke
Robert Enke
Robert Enke
Robert Enke
pub
Robert Enke
Robert Enke
Robert Enke
pub
Robert Enke
Robert Enke
Robert Enke
Robert Enke
Robert Enke
Robert Enke
Robert Enke
Robert Enke

"A 10 de novembro de 2009 Robert Enke saiu de casa pela manhã e disse à mulher que ia chegar tarde. Tinha duas sessões de treino marcadas com o treinador de guarda-redes do Hannover e não era necessário que esperasse por ele. Teresa acreditou. Só que ao final do dia Enke não apareceu em casa e Teresa ficou preocupada. Telefonou ao treinador de guarda-redes e soube que afinal não tinha havido qualquer treino marcado. Soaram os alertas, Teresa temeu o pior. Ligou de seguida ao empresário de Robert, em pânico. Ele pediu-lhe para ver em casa se o marido lhe tinha deixado algum bilhete e Teresa encontrou uma carta no quarto. "Querida Terri..."

Enke vagueou durante 8 horas de carro, sozinho, sem rumo. Até que parou o Mercedes a uns metros da estação Neustadt am Rubenberge, nos arredores de Hannover, não muito longe do cemitério onde a filha Lara estava sepultada, e decidiu que tudo terminava ali. Caminhou umas centenas de metros pela linha férrea e acabou por ser mortalmente colhido por um comboio regional, com a polícia de Hannover a revelar mais tarde que teve morte imeditata. O maquinista não recuperou do choque até hoje.

O guarda-redes, de 32 anos, vivia com uma grave depressão e pouca gente o sabia. Nunca superou a morte da filha Lara, de apenas dois anos, em 2006. A menina nasceu com um problema cardíaco grave e morreu devido a complicações ocorridas numa cirurgia aos ouvidos. O casal adotou depois uma criança, Leila, de dois meses, que tinha 8 meses quando o pai morreu. Robert adorava-a, mas Lara não lhe saía da cabeça...". Este é um artigo do jornal Record de agosto passado. 

A morte do futebolista foi um choque imenso para o mundo do futebol, mas especialmente para a sua família. Teresa Enke, a mulher, foi quem mais sofreu. E nestes últimos anos para além da morte da filha e do marido, teve ainda que chorar a morte do irmão que não resistiu a um ataque de coração fulminante. Três dores excruciantes vividas em apenas cinco anos. "Consegui ajuda e fui para uma clínica com Leila [a filha] durante dois meses e meio. Fui em busca de ajuda para poder encontrar novamente a alegria de viver. Isso ajudou-me muito a curar a minha alma", disse Teresa Enke em entrevista recente ao 'Neue Osnabrücker Zeitung'.

Revela ainda a viúva de Enke: "Voltei a casar e  tenho um filho do meu atual atual marido. O nosso filho tem  agora oito anos e é uma criança muito feliz."

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável