
Rita Matias foi ilibada em tribunal e não vai ser alvo de sanções nem ter pedir desculpas publicamente por ter divulgado publicamente nas suas redes sociais nomes estrangeiros de crianças matriculadas em escolas de Lisboa.
Contudo, à saída do Tribunal Cível de Lisboa, onde foi ouvida depois de uma queixa apresentada pelos pais de uma das crianças lesadas, a deputada do Chega admitiu ter chegado a acordo com a família, mas fez questão de sublinhar que não se arrepende da divulgação.
"Houve um acordo estabelecido entre as partes, não vou ser sancionada, mediante o cumprimento do acordo. Como vos disse, não posso revelar qual é", afirmou, acrescentando: "Não tenho de pedir desculpa, não sou condenada".
Ainda assim, Rita Matias vai ter de retirar o nome da criança em causa das suas redes sociais.
Mais tarde, nas redes sociais aquela que é considerada o 'braço-direito' de André Ventura, atirou, orgulhosa: “Não fui forçada a pedir desculpa, não sou condenada a pagar nada, não vou eliminar nada das redes, nem dar o dito pelo não dito. Os portugueses estão a ser prejudicados no seu próprio país e continuamos a ser livres para o afirmar! Só por isso é uma vitória!".