
O jornal britânico 'The Guardian' não poupa elogios ao nosso Portugal rural e recomenda-o na sua edição de fim de semana. "Longe dos empreendimentos turísticos na costa, Portugal é um lugar mágico onde o tempo não existe", lê-se no artigo.
A publicação parece ter descoberto o "lado selvagem" de Portugal e aconselha os ingleses a visitarem-no. "Descubra um país onde os pastores fazem pão, os aldeões fazem vinho, mel e azeite e a hospitalidade não acaba". O artigo, uma espécie de guia para passar um fim de semana a descansar e a passear, apresenta três itinerários diferentes. E foi escrito por Edwina Pitcher, autora do livro Wild Guide Portugal.
SERRA DA PENEDA-GERÊS E A ALDEIA DO SOAJO
A autora fala da floresta habitada por veados, lobos ibéricos e póneis selvagens. E das "vistas de tirar a respiração". O Lago do Poço Negro, que surge no fim de uma cascata no Rio Adrão, é mencionado no artigo. Tal como as ruínas do Castelo Lindoso e as cabras que o rodeiam, bem como os percursos pedestres que levam às gravuras rupestres do Penedo do Encanto. Os passeios continuam pelo Mosteiro de Ermelo, pela aldeia de Froufe e as cascatas e lagos do Gerês.
"COSTA AZUL DE SETÚBAL"
Começa-se no Portinho da Arrábida, visita-se a ilha de Pedra da Anixa e a caverna Lapa de Santa Margarida, passa-se também pela Quinta do Anjo e Azeitão. A ida ao Cabo Espichel e à Praia da Baleeira também são recomendados. O passeio por Setúbal não podia acabar sem o famoso choco frito e sem conhecer Tróia.
ALMODÔVAR E SUL DO ALENTEJO
A autora sugere o Pego da Cascalheira para começar, uma piscina larga e profunda, criada por uma queda de água. Ou a Ribeira de Oeiras, no Morgadinho. Pode ainda conhecer a aldeia de Castro da Cola, uma necrópole da era do bronze ou a Anta das Pias que está numa zona perfeita para ver o pôr-do-sol no rio Guadiana, diz a autora. No Parque Natural do Guadiana, é recomendado um mergulho matinal no Pulo do Lobo, a maior cascata do sul de Portugal, com mais de 20 metros de altura. O roteiro continua pela zona de Castro Verde.