'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Celebridades

'The Guardian' revela o melhor “lado selvagem” de Portugal

O jornal inglês publica uma espécie de guia para os turistas visitarem o lado mais selvagem do nosso país.
Por Inês Neves | 18 de abril de 2017 às 22:42
serra do gerês
serra do gerês
portinho da arrabida
viagens ribeira oeiras morgadinho baixo alentejo
pub
serra da peneda gerês
serra do gerês
portinho da arrabida
viagens ribeira oeiras morgadinho baixo alentejo
serra da peneda gerês

O jornal britânico 'The Guardian' não poupa elogios ao nosso Portugal rural e recomenda-o na sua edição de fim de semana. "Longe dos empreendimentos turísticos na costa, Portugal é um lugar mágico onde o tempo não existe", lê-se no artigo.

A publicação parece ter descoberto o "lado selvagem" de Portugal e aconselha os ingleses a visitarem-no. "Descubra um país onde os pastores fazem pão, os aldeões fazem vinho, mel e azeite e a hospitalidade não acaba". O artigo, uma espécie de guia para passar um fim de semana a descansar e a passear, apresenta três itinerários diferentes. E foi escrito por Edwina Pitcher, autora do livro Wild Guide Portugal.

serra da peneda gerês
serra da peneda gerês Foto: Edwina Pitcher

SERRA DA PENEDA-GERÊS E A ALDEIA DO SOAJO

A autora fala da floresta habitada por veados, lobos ibéricos e póneis selvagens. E das "vistas de tirar a respiração". O Lago do Poço Negro, que surge no fim de uma cascata no Rio Adrão, é mencionado no artigo. Tal como as ruínas do Castelo Lindoso e as cabras que o rodeiam, bem como os percursos pedestres que levam às gravuras rupestres do Penedo do Encanto. Os passeios continuam pelo Mosteiro de Ermelo, pela aldeia de Froufe e as cascatas e lagos do Gerês.

portinho da arrabida
portinho da arrabida

"COSTA AZUL DE SETÚBAL"

Começa-se no Portinho da Arrábida, visita-se a ilha de Pedra da Anixa e a caverna Lapa de Santa Margarida, passa-se também pela Quinta do Anjo e Azeitão. A ida ao Cabo Espichel e à Praia da Baleeira também são recomendados. O passeio por Setúbal não podia acabar sem o famoso choco frito e sem conhecer Tróia.

viagens ribeira oeiras
viagens ribeira oeiras Foto: Edwina Pitcher

ALMODÔVAR E SUL DO ALENTEJO

A autora sugere o Pego da Cascalheira para começar, uma piscina larga e profunda, criada por uma queda de água. Ou a Ribeira de Oeiras, no Morgadinho. Pode ainda conhecer a aldeia de Castro da Cola, uma necrópole da era do bronze ou a Anta das Pias que está numa zona perfeita para ver o pôr-do-sol no rio Guadiana, diz a autora. No Parque Natural do Guadiana, é recomendado um mergulho matinal no Pulo do Lobo, a maior cascata do sul de Portugal, com mais de 20 metros de altura. O roteiro continua pela zona de Castro Verde.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável