A fé de Felipe e Letizia: reis vão estar no Caminho de Santiago na próxima semana
Felipe e Letizia têm Roncesvalles no itinerário para o dia 12 de julho, tendo já percorrido um troço do denominado Caminho Francês em 2010.
No próximo dia 12 de julho, o rei Felipe VI e a rainha Letizia irão estar na cidade navarrina de Roncesvalles, para comemorar o 'Año Jacobeo', celebração católica tradicional de Santiago de Compostela, passando ainda nesse dia também pela Igreja de Santa Maria, para um ato institucional, de acordo com a ‘Vanitatis’. Felipe e Letizia já tinham estado em Santiago de Compostela em julho de 2020, na altura para pedir solidariedade entre os territórios espanhois numa altura em que a crise pandémica criava um grave cenário de incerteza no país vizinho.
A cidade é o ponto de partida do chamado Caminho Francês de Santiago que tem a distância de 750 quilómetros até à chegada à catedral de Santiago de Compostela, sendo o itinerário mais popular. O monarca e a sua mulher estarão junto da presidente da comunidade foral, dos presidentes das sete comunidades autónomas deste itinerário e do Camino de la Costa e do Ministro da Cultura e do Desporto.
A mesma publicação refere que em 2010, Felipe e Letizia já haviam percorrido dez quilómetros desta rota – entre Lavacolla e a catedral. O casal tem estado muito ativo este ano, não obstante as condicionantes causadas pela pandemia, tendo já comparecido em dezasseis atos oficiais, um número não muito distante do de 2019.