Ainda o vídeo da polémica! Letizia acusada de arrasar com a imagem de Felipe
Com a popularidade da família real a baixar a índices nunca vistos, a atitude autoritária da rainha para com o marido está a ser visto como uma falha enorme. Saiu-lhe o "tiro pela culatra", dizem os espanhóis.
No primeiro dia da visita dos reis de Espanha, 23 de junho, a Las Palmas, na Gran Canária, Letizia e Felipe foram apanhados num vídeo feito por um popular que rapidamente se tornou viral e os reis viraram alvo de chacota no país inteiro.
Tudo começou quando os reis passeavam pela cidade e foram chamados pelos funcionários de um pequeno bar/quiosque. Enquanto aguardavam por provar uma tapa de presunto que lhes tinha sido oferecida, dá-se o impensável.
A rainha diz ao rei para se encostar ao bar, para se mostrar mais descontraído e mais próximo. Esta conversa foi captada por um telemóvel por quem estava nas proximidades do casal real.
Agora, dizem os especialistas que esta atitude autoritária só piorou a imagem do rei perante o povo. Também especialistas em assuntos da realeza acreditam que a rainha voltou a errar.
"O rei comunica perfeitamente, ele interage, gesticula, sorri, tem uma postura de abertura ao diálogo, por isso, na verdade, não fazia falta nenhuma o conselho que Letizia lhe deu para se encostar ao balcão", avança Cristian Salomoni, especialista em linguagem não verbal à 'Vanitatis'.
Diz também que "num momento como este" a naturalidade jogará a favor dos reis para que voltem a ganhar a confiança dos espanhóis. Portanto, a imposição estudada de Letizia é o pior que se pode fazer, garante Salomoni..