Chegou a hora de partir! Ao fim de 61 anos, a rainha Sofia pede autorização ao filho para deixar Zarzuela
O rei de Espanha está diante um difícil dilema pessoal e não sabe qual a resposta a dar à sua tão amada mãe.
Tendo recentemente completado 86 anos de idade, no passado dia 2 de novembro, a saúde da rainha Sofia tem provocado cada vez mais preocupações entre os seus três filhos, as infantas Elena e Cristina, e o rei Felipe VI de Espanha. Apesar de nunca recusar nenhum dos seus compromissos reais, em muitos destes já é possível ver a fraqueza cada vez mais evidente da mãe do monarca espanhol.
A própria rainha Sofia já vai sentindo essa debilidade física. Tanto que começa a pensar no seu futuro mais próximo. Parece que desta vez estará mesmo disposta a abandonar o Palácio da Zarzuela e a Espanha - país que assumiu como seu desde que se casou com Juan Carlos - e regressar à sua amada Grécia.
Essa é também a vontade da princesa Irene, a irmã de Sofia que vive há anos na Zarzuela. A sofrer de Alzheimer, a grega quer regressar a "casa" e a rainha emérita não quer abandoná-la nesta altura mais difícil da sua vida.
Tudo isto parece um cenário normal, não fosse Felipe VI não querer ver a mãe deixar a Zarzuela após 61 anos a fazer do palácio a sua casa de família. O rei respeita as razões da rainha Sofia, mas não está disposto a perder o seu maior apoio familiar. Ainda sem dar uma resposta definitiva, o monarca pediu à mão que, para já, se mantenha em Espanha e depois logo se verá se autoriza ou não esta viagem para a Grécia.