"Impedido" de regressar a Espanha pelo filho, Juan Carlos escolhe nova casa em Abu Dhabi
O rei Felipe não quer que o pai regresse a Espanha, de onde "fugiu" no meio de um escândalo financeiro. Juan Carlos está refugiado no luxo de Abu Dhabi.
Juan Carlos irá ter uma casa nova nos Emirados Árabes Unidos, onde se encontra exilado. O rei emérito de Espanha, que esta quinta-feira festeja 85 anos, pretende ficar a viver de forma permanente em Abu Dhabi e não tem nos planos qualquer regresso que não seja fugaz à sua pátria-natal.
A informação foi avançada pela jornalista Mariángel Alcázar, que explicou as intenções do antecessor de Felipe VI: "A novidade deste ano para o rei emérito é que está a criar raízes. A intenção e o desejo das últimas semanas é a de se mudar para uma nova casa", referiu em ‘El programa de Ana Rosa’, da Telecinco.
"Quer estabelecer a sua residência de forma permanente e continuar ali por muito tempo. O significado da mudança é que, quando vais para um sítio, deixam-te uma casa já mobilada, decides estabelecer-te de forma fixa e queres o teu próprio lar", continuou, acrescentando: "Quando Juan Carlos se foi embora, foi com duas malas, levaram-lhe coisas que necessitou, mas agora quer ter a sua própria casa. Não há volta a dar, nunca vai regressar a Espanha. Não me parece que tenha descartado a possibilidade de voltar esporadicamente".
"O que me parece importante é que a sua habitação em Abu Dhabi é a sua vida. Tem o seu círculo de amigos, vida organizada. Por mais que digam, é evidente que o governo atual não está muito favorável a que regresse. Onde não querem que volte é ao palácio da Zarzuela. A decisão fundamental que o rei emérito esteja longe do quotidiano de Espanha está na Zarzuela", concluiu Mariángel Alcázar.