Letizia pede satisfações a Juan Carlos por causa de Leonor, mas rei emérito mete-a no seu lugar e não permite que lhe grite
Foi um encontro muito tenso aquele que aconteceu em Pontevedra, na Galiza, entre os reis de Espanha e o rei emérito. A herdeira ao trono foi a razão da discussão entre nora e sogro.
Que Letizia não gosta de Juan Carlos e que este, por sua vez, não suporta a rainha não é segredo para ninguém. Há muitos anos que os encontros entre sogro e nora são raros, mas sempre que não conseguem evitar cruzar-se um com outro é certo que há sempre muita tensão entre eles.
Foi isso que voltou a acontecer em Pontevedra, Galiza, quando os reis de Espanha foram confrontados com a presença surpresa de Juan Carlos que se deslocou de Sanxenxo – onde se encontrava para assistir a mais uma regata – a Pontevedra para ver a sua neta, a princesa Leonor, que ali frequenta neste momento a academia naval.
Letizia não terá disfarçado o desconforto que esta visita surpresa do sogro provocou em si. Segundo a plataforma digital 'Monarquía Confidencial', tratou-se de um encontro muito breve e a conversa embora curta foi tensa. Os reis abordaram os últimos acontecimentos que trouxeram grande constrangimento à coroa.
Também a intenção do rei emérito publicar um livro de memórias está a deixar Letizia e Felipe muito nervosos e com medo que isso venha a prejudicar o futuro da filha mais velha e herdeira do trono de Espanha, Leonor. A rainha terá dito ao sogro que a sua prioridade deverá ser proteger a figura da neta. "Leonor tem de estar acima de tudo", ter-lhe-à dito Letizia já num tom de voz elevado e acalorado.
Só que Juan Carlos pôs um travão imediato à discussão e proibiu-a de gritar. Não permitiu que a nora continuasse a acusá-lo e disse-lhe que, afinal, quem pôs o futuro da filha em causa foi ela própria depois de ser dito que terá mantido uma relação extra-conjugal com Jaime del Burgo, seu ex-cunhado.
Terá ainda lembrado a Letizia que ela só continua a pertencer à família real por ainda se manter casada com Felipe. Caso venha a acontecer um divórcio – o divórcio que ele, Juan Carlos, tanto anseia – ela será a primeira a sair do Palácio da Zarzuela.