Não conseguiu escapar! Shakira vai a julgamento depois de ter "fugido" com milhões ao fisco
A cantora colombiana terá evitado pagar 14,5 milhões de euros ao Fisco espanhol, alegando que não tinha a sua residência fiscal em Espanha. MP pede pena de prisão mas pode chegar a acordo com a mulher de Piqué.
Shakira viu o seu recurso recusado e terá de ir a julgamento por fraude fiscal, segundo ditou uma decisão do Tribunal Superior de Barcelona, esta terça-feira, de acordo com o ‘El País'.
A cantora colombiana de 45 anos não terá, de acordo com a procuradoria, efetuado os pagamentos que se impunham no valor de 12,3 milhões de euros, em IRS, e de 2,2 milhões de euros à Agência Fiscal catalã, em imposto sobre o Património.
A artista oriunda de Barranquilla, no seu recurso com vista a arquivar o caso, alegou que apenas se tornara residente fiscal em Espanha em 2015 – as dívidas remontam ao período entre 2012 e 2014 – para isto não poderia ter residido durante mais do que 183 dias em Espanha nesses anos, limiar que define residência fiscal naquele país.
Para tal rebater, a acusação muniu-se de documentos que constituem "provas suficientes para estimar que teria estabelecido Espanha como residência habitual", como pagamentos de cartão de crédito ou fotografias nas redes sociais, sendo que, adicionamente, acusa Shakira de omitir os seus rendimentos, recorrendo a uma rede de paraísos fiscais.
Ainda que o montante já tenha sido pago, o tribunal definiu que Shakira, que é casada com o futebolista Gerard Piqué, com quem tem dois filhos, irá sentar-se no banco dos réus para ser confrontada com um pedido de pena de prisão, de duração ainda incerta, que o Ministério Público espanhol requererá. Não afastada, contudo, está a hipótese de chegar a um acordo.