- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
casas reais

Princesa Mako do Japão casou-se com plebeu e oficializou saída da família imperial

Caso controverso na sociedade nipónica ganha final feliz, após a sobrinha do imperador ter finalmente dado o nó com Kei Komuro.
26 de outubro de 2021 às 14:05
Kei Komuro, Princesa Mako Foto: Getty Images
Princesa Mako, Kei Komuro Foto: Getty Images
Princesa Mako Foto: Getty Images
Princesa Mako Foto: Getty Images
Princesa Mako Foto: Cofina Media
Princesa Mako Foto: Cofina Media
Princesa Mako Foto: Cofina Media
Princesa Mako com a irmã Foto: Cofina Media
Princesa Mako com a irmã Foto: Cofina Media
Princesa Mako Foto: Cofina Media
Princesa Mako Foto: Cofina Media

A princesa Mako do Japão casou-se com Kei Komuro e abandonou assim a realeza devido à lei japonesa obrigar os membros femininos da família imperial a abdicar do estatuto ao darem o nó com um plebeu.

Foi o próprio casal – que várias vezes foi comparado a Harry e Meghan – que anunciou esta terça-feira, em conferência de imprensa, que o enlace tinha ocorrido.

pub

Mako, a sobrinha do imperador Naruhito, e Kei estão juntos há quase dez anos. Conheceram-se na universidade: o romance entre ambos foi alvo de um intenso escrutínio mediático e foi também um tema divisivo na sociedade japonesa, com muitos dos fanáticos pelo sistema imperial a pedirem para que este seja protegido. Chegou a haver protestos nas ruas após o casamento ter sido anunciado. Mako afirmou que casar-se com Kei foi uma "escolha necessária" e que iriam passar a vida juntos a "proteger os sentimentos" um do outro. O casal planeia mudar-se para Nova Iorque.

O matrimónio entre a princesa Mako e Kei Komuro poderá levar também a um problema na linha de sucessão ao trono: Mako não se poderia tornar imperatriz, por ser mulher, não podendo também um hipotético filho seu assumir-se como sucessor. Isto leva a que o número de herdeiros ao trono seja atualmente apenas de três (em comparação, ao trono britânico há 63 e ao espanhol 10), e que, se o príncipe Hisahito não tiver um filho do sexo masculino, não haverá qualquer sucessor.

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub