
Há alguns meses, o ex-cunhado da rainha Letizia, Jaime del Burgo – ex-marido da sua irmã Telma Ortiz Rocasolano – abalou as fundações da casa real espanhola ao revelar que tinha tido um 'affair' com Letizia antes e até mesmo depois desta se ter casado com Felipe VI, acusando assim a monarca de trair o marido.
Del Burgo prometeu começar a gravar uma série documental sobre o seu alegado caso com a rainha Letizia no final deste verão, para apresentar na televisão no início de 2025. Se a série realmente for produzida, poderá ser a primeira vez que o advogado mostra as supostas provas da traição que ele diz que Letizia cometeu.
A alegada relação com a rainha, segundo ele, teve quatro fases: a primeira quando a ex-jornalista namorava o então príncipe Felipe; a segunda fase de amizade; a terceira fase uma relação extraconjugal entre 2010 e 2011 que terá sido reatada dentro do palácio da Zarzuela; e a última fase como cunhados, quando del Burgo casou com Telma Ortiz, de quem se viria a divorciar em 2016.
Contudo, a zanga que Telma teve com Letizia há alguns anos nada teve a ver com a sua suposta relação com o cunhado. De acordo com a 'Lecturas', as duas irmãs entraram em conflito quando Telma processou cerca de 50 meios de publicação espanhóis por falarem da sua vida privada, alegando invasão de privacidade.
Letizia pedira à irmã que desistisse dos processos para evitar problemas entre a casa real espanhola e os media, mas Telma recusou-se a ceder. O caso terminou com o tribunal a dar razão aos meios de comunicação, condenando Telma a pagar mais de 50 mil euros em custas judiciais.