
O mercado das patentes é de quem chegar primeiro, mas Meghan Markle está a deixar os britânicos furiosos por ter lembrado de tentar registar a sua nova marca, a "archetypes" (arquétipos, em português), palavra que surgiu no dicionário há mais de 470 anos e que poder dar lucros à duquesa de Sussex.
Em causa está o lançamento do novo podcast da mulher do príncipe Harry no Spotify, o 'Archetypes', como a duquesa anunciou há cerca de duas semanas. O novo programa vai juntar historiadores a explicar a origem dos "rótulos" impostos às mulheres. Mas esta quarta-feira, 6, a imprensa britânica revelou que Meghan fez um pedido às autoridades dos Estados Unidos para registar a palavra "archetypes".
Se tiver sucesso, Meghan Markle terá os direitos do uso da palavra em serviços de entretenimento, como podcasts, séries de áudio e vídeo na web, streaming e performances ao vivo.
O 'Daily Mail' apressou-se em afirmar que a duquesa de Sussex quer "impedir qualquer outra pessoa de usar a palavra - que apareceu pela primeira vez no idioma inglês há 470 anos - depois de decidir usá-la para o título de seu podcast no Spotify".
Por outro lado, a especialista em registos de marcas Kate Cheney defendeu que o pedido "faz muito sentido comercial".
"Sempre aconselhamos os nossos clientes, grandes ou pequenos, a registar uma marca o mais rápido possível, porque na maioria das jurisdições é um sistema de 'primeiro a registar'", continuou a advogada em declarações à 'Newsweek'.
O diretor da agência Mackman Branding & Marketing Agency, Paul Mackman, argumentou também que Meghan e o príncipe Harry estão a fazer fortes investimentos para que o podcast seja líder no setor. "A marca registada é um elemento importante na construção e proteção de um nome. O duque e a duquesa de Sussex estão a sinalizar uma séria intenção de investir e transformar 'Archetypes' num podcast líder de mercado", defendeu. Recorde-se que Meghan e Harry anunciaram em 2020 o acordo com o Spotify, que poderá rondar um milhão de dólares.
"A marca registada é um elemento importante na construção e proteção de um nome. O duque e a duquesa de Sussex estão a sinalizar uma séria intenção de investir e transformar 'Archetypes' num podcast líder de mercado", defendeu.
Recorde-se que Meghan e Harry anunciaram em 2020 o acordo com o Spotify, que poderá rondar um milhão de dólares.