
A infanta Elena e Jaime de Marichalar já se divorciaram há 15 anos, altura em que o aristocrata perdeu o título de 'Duque de Lugo' e o tratamento de 'Sua Excelência. Desde então, e apesar de ter dois filhos em comum, Victoria Federica e Froilán, o ex-casal faz de tudo para não se cruzar ou trocar algumas palavras.
Contudo, o que a filha dos reis eméritos de Espanha, Juan Carlos e Sofia, mais temia aconteceu sem que ela pudesse evitar: deu de frente com Jaime de Marichalar no casamento de Miguel Matossian, neto de Tessa de Baviera (segunda prima de Juan Carlos) e Casilda de Nicolás. Nesse momento, diz quem assistiu ao "encontro" dos ex-duques de Lugo, o ambiente ficou muito pesado.
Não é segredo para ninguém que a infanta Elena não nutre qualquer simpatia por Jaime de Marichalar. Diz-se mesmo que ela odeia o pai dos seus dois filhos. As razões para tanta inimizade são desconhecidas, tal como as razões que levaram ao divórcio que tanta tinta fez correr há 18 anos (estiveram separados três anos antes de avançar para o divórcio). O que se sabe é que a irmã do rei Felipe VI de Espanha sempre fez de tudo para manter distância do aristocrata.
Também foi dito que o ex-casal não trocou uma única palavra durante este encontro forçado. Nem sequer um simples 'Olá'. Simplesmente ignoraram a presença um do outro. Os filhos do casal não estiveram presentes. Alegadamente por estarem ambos de férias.