
São poucos os quilómetros que separam o pai da infanta Elena, o rei emérito Juan Carlos, e o seu filho, Froilán, do conflito bélico vivido no Médio-Oriente, sendo que ambos vivem em Abu Dhabi há já alguns anos. Com o início da guerra, a proximidade com os países envolvidos deixa a comitiva da infanta preocupada com a segurança dos seus familiares.
Apesar de Juan Carlos e Froilán estarem felizes em Abu Dhabi, a situação é agora preocupante. Não parece que o conflito vá ser resolvido num curto espaço de tempo e pode acabar por envolver muitos países, mas a mudança dos Emirados Árabes Unidos para Espanha é complicada.
Juan Carlos não pode passar o tempo que quer em Espanha, uma vez que reside fiscalmente nos Emirados Árabes Unidos e tem de permanecer no país um número mínimo de dias por ano, daí as suas constantes idas e vindas. Chegaram a surgir especulações de que o rei emérito andava à procura de casa em Portugal – onde chegou a viver quando era jovem – para ficar mais perto da família e dos amigos, mas não se confirmou.
A revista 'Mujerhoy' revelou a preocupação do círculo mais próximo de Juan Carlos I com o seu estado atual, a delicadeza da sua mobilidade, a distância da família e, agora, um conflito militar podem complicar ainda mais a sua vida quotidiana.
Já Froilán não parece ter intenções de abandonar a sua residência atual. O filho da infanta Elena sente-se muito bem em Abu Dhabi. Encontrou ali uma estabilidade que nunca tinha tido antes. Tem estado concentrado nos estudos e no trabalho, atento ao avô e com uma vontade de prosperar que todos os que partilham o espaço com ele destacam.