
A filha dos reis de Espanha e futura rainha foi apanhada numa discoteca no Brasil em clima de cumplicidade com um dos seus colegas que, tal como ela, está a cumprir a sua formação militar a bordo do navio-escola El Cano. Este episódio foi o início de um processo que está a deixar Felipe e Letizia verdadeiramente preocupados com a privacidade da princesa Leonor.
Contudo, os problemas não se ficaram por aqui. Surgiram agora novas imagens da herdeira do trono de Espanha às compras num centro comercial, no Chile. Estas imagens estão a provocar um verdadeiro alvoroço quanto às questões de segurança que rodeiam a herdeira do trono espanhol. A situação é tão grave que o Palácio da Zarzuela se viu obrigado a emitir um comunicado sobre a violação da privacidade da princesa das Astúrias, de 19 anos.
Só que Letizia não se conforma com todo este episódio nem considera que basta um comunicado para resolver a gravidade da situação. A rainha exige que os cinco seguranças que acompanham em permanência a filha mais velha sejam chamados à responsabilidade. Exige que sejam despedidos, pois é da opinião que não cumpriram as suas responsabilidades. Foram negligentes, acusa a ex-jornalista.
Contudo, Felipe VI não parece convencido a despedir os profissionais em quem tem depositado muita confiança para entregar a segurança da princesa Leonor nas suas mãos. Terá chamado a atenção de cada um deles, mas ainda não os despediu.