
Todos sabem que o casamento dos reis eméritos é há muitos anos apenas uma fachada e que só as convenções sociais os impede de optar pelo divórcio para que oficialmente cada um possa seguir o seu caminho em completa liberdade. A jornalista Pilar Eyre, e respeitada especialista em assuntos da monarquia espanhola, acredita que Sofia nunca aceitará o divórcio apenas por uma razão: manter o seu estatuto de rainha.
Agora vem a público uma história que terá abalado a Zarzuela. O rei Felipe VI descobriu uma amizade crescente entre a mãe e Alfonso Diez, um nome muito conhecido já que se trata do viúvo da duquesa de Alba. Foram várias vezes que a rainha emérita se viu ao lado de Alfonso e a cumplicidade saltava à vista, como relatam os dois maiores especialistas na família real de Espanha: a já citada Pilar Eyre e Jaime Peñafiel.
A jornalista garante que a rainha emérita estava muito iludida com esta amizade crescente. Pela primeira vez, Sofia terá percebido o que perdeu ao longo de tantos anos ao lado de Juan Carlos. Alfonso ajudou-a a fugir à crua realidade e não apenas quando estavam frente a frente, pois segundo colunistas, o casal comunicava por carta e mensagens. Trocavam presentes e saiam juntos sempre nos arredores de Madrid.
"Chamadas, mensagens, presentes, um par de encontros nos arredores de Madrid… diz-se que esta amizade nasceu após a morte da duquesa, mas a minha colega Beatriz Cortázar assegura-me que é anterior, dos longos meses em que Cayetana esteve doente", esclarece Eyre. Quem não terá gostado nada desta amizade foram os três filhos da rainha emérita: as infantas Elena e Cristina e, sobretudo, Felipe VI. O rei terá mesmo proibido o viúvo da duquesa de Alba, a dar-se com a mãe. "A este senhor ninguém mais atende o telefone", terá ordenado o monarca espanhol.
Enquanto Felipe estava preocupado com a imagem da coroa, já as infantas consideraram que não era apropriado que a mãe mantivesse uma relação tão próxima com Alfonso Diez. Chegaram mesmo a recear que a imprensa transformasse esta amizade num escândalo mediático. Se isso viesse a acontecer temiam que Sofia viesse a sofrer com a exposição, ela que é tão zelosa dos valores mais tradicionais.
Pressionada pelos filhos, Sofia decidiu afastar-se do amigo, contudo nunca cortou definitivamente esta amizade. Continuam a falar e, de quando em vez, ainda se encontram. Mas tudo com muito cuidado e a máxima discrição possível, garante a jornalista Beatriz Cortázar.