Capturada na madrugada deste sábado, 3 de janeiro, juntamente com o marido, Cilia Flores está sob o controle das autoridades norte-americanas. Nicolás Maduro, presidente deposto da Venezuela, será julgado nos Estados Unidos por acusações de tráfico de droga.
Mas quem é a todo poderosa 'Cilita', como era carinhosamente tratada pelo marido? Deputada na Assembleia Nacional da Venezuela pelo seu estado natal, Cojedes, Cilia Adela Gravidia Flores de Maduro tem uma relação com o líder venezuelano desde 1990, quando era advogada do então presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Cilia teve um papel fundamental na libertação de Chávez, em 1994, assim como depois de um novo golpe, em 2002, e fez parte do "núcleo de ferro" dos que defendiam a ideologia ligada ao ex-presidente.
Conhecida como "a primeira combatente", nome atribuído pelo próprio Maduro, Flores casou com o atual líder venezuelano em 2013. Antes, tinha sido casada com Walter Ramón Gavidia, um advogado com quem teve três filhos. Não tem filhos do casamento com Maduro.
Graduada pela Universidade Santa María, em Caracas, as suas raízes estão longe da elite intelectual. Nascida em Tinaquillo em 1956, cresceu em Caracas no seio de uma família humilde de seis irmãos, sendo ela a mais nova de todos. Maduro apresentava-a frequentemente como uma mulher que nasceu numa fazenda de terra batida e que cresceu nos bairros populares da capital. Gostava de evidenciar as raízes humildes de Cilia.