
Em 1977 nasciam os The Buggles e dois anos depois a banda inglesa formada por Trevor Horn e Geoffrey Downes entrava para a história da música com o single 'Video Killed the Radio Star' [o vídeo matou a estrela da rádio, em tradução livre]. Nome mais do que acertado para uma nova era, já na década de 80, quando em 1981 o vídeoclipe desta música se tornou no primeiro vídeo a passar na MTV, nos Estados Unidos.
Hoje, 36 anos depois, quando se celebra o Dia Mundial da Rádio, a previsão dos The Buggles está mais errada do que nunca. E ainda bem dizemos nós. O vídeo, ou a televisão, não mataram a rádio e ela sobrevive pujante, sendo o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências.
Segundo um estudo realizado pela Marktest, os portugueses ouvem, em média, 3 horas e 13 minutos de rádio por dia. Surpreendido? Então fique a saber ainda que o mesmo estudo indica que são os homens entre os 25 e os 44 anos que tendem a ouvir mais do que as três horas de rádio.
Portanto, para celebrar a data, caimos no cliché de recordar a famosa música, tocada pela banda numa versão mais recente, e já agora veja se descobre um português bem conhecido em palco. Damos uma ajuda: é madeirense e primo de Alberto João Jardim.