
A abadia de Westminster encheu-se para a missa fúnebre da rainha Isabel II. Com mais de dois mil convidados, entre os quais mais de 500 personalidades internacionais, chefes de Estado e cabeças coroadas do mundo inteiro, esta última homenagem pública não poderia ser mais formal.
Com a família real britânica toda reunida, há um incidente que está a dar muito que falar: a saída prematura de Eugenie e Beatrice de York, filhas do príncipe André e Sarah Ferguson, antes do fim da missa. O que terá acontecido para esta enorme quebra de protocolo? Que falta de respeito para com a avó... são questões e críticas que estão a encher as redes sociais.
De facto, as duas princesas abandonaram os seus lugares de destaque - por serem netas de Isabel II - antes de toda a gente e muito antes de o caixão da monarca ser retirado para ser deposto na sua morada final: Wellington Arch, em Windsor.
Sarah Ferguson, que também estava na abadia, ainda quis acompanhar as filhas para perceber o que se tinha passado, mas estas disseram à mãe para se manter sentar e esperar pelo fim da missa. "Alguém sabe a razão de terem saído a meio da cerimónia?", "Sarah Ferguson quase saiu com as filhas, mas parece que lhe disseram para não ir" ou "Alguma ideia do que levou a princesa Eugenie e a princesa Beatrice a deixarem o funeral antes da saída do caixão?", são comentários que circulam no Twitter.
Apesar da polémica, ainda não foi dada nenhuma explicação para esta enorme quebra do protocolo por parte das duas princesas de York que são conhecidas por criarem alguns embaraços à coroa britânica.