
"Será que no protocolo do Palácio da Zarzuela não há ninguém que possa aconselhar a consorte real como se brinda num jantar de gala?", questionou Jaime Peñafiel para de seguir repreender a mulher de Felipe VI: "Depois de brindar há que levar o copo aos lábios ainda que não se faça intenção de beber", atirou o conhecido jornalista e especialista em assuntos da realeza espanhola.
Sim, Letizia tem sido criticada por não levar sequer uma gota de álcool nos lábios. Nem mesmo quando por razões de etiqueta o deveria fazer. Mas a ex-jornalista mostra-se determinada e apesar das críticas continua a fazer o que bem entende, ou seja, nem por educação leva o copo à boca.
Será que a mulher de Felipe VI é mesmo abstémia? Em Espanha diz-se que ela apenas tenta fazer o seu passado de rebeldia, em que fumava, bebia, viajava à boleia e fazia nudismo em certas praias. Já era princesa quando foi apanhada a beber cerveja, uma das sua bebidas preferidas. Tal como sidra.
Em 2014 foi apanhada a beber uma lata de cerveja num concerto na Universidad Complutense ao qual foi com um grupo de amigas. Aí nem sequer se escondeu das câmaras. Hoje, acredita-se que em público faça questão de não tocar em álcool, mas que em privado, longe dos olhares mais indiscretos, ainda saboreie um copo de vinho ou uma cerveja.