
Os reis de Espanha são pais da princesa Leonor e da infanta Sofia. Caso tivessem tido mais filhos e tivesse nascido um menino, seria ele o herdeiro do trono de Espanha. Enquanto Letizia nunca se mostrou muito confortável com a Lei Sálica [aquela que que diz que as mulheres têm direito a ascender ao trono, mas que os homens têm precedência sobre elas], já Felipe VI gostaria de ter um rapaz.
Mas não foi o facto da antiga jornalista não "simpatizar" com a lei vigente em Espanha que a impediu de voltar a engravidar. Sabe-se agora que foi uma questão de saúde que levou os monarcas a não terem um terceiro filho. Os médicos aconselharam Letizia a não voltar a engravidar.
As duas gestações da mulher de Felipe não foram fáceis e implicaram alguns riscos. Inclusivamente, mesmo não havendo confirmação oficial, o parto da primogénita foi de risco e o da infanta acabou por ser de cesariana. Uma nova gravidez poderia acarretar riscos tanto para o bebé como para a parturiente.
Embora se saiba agora as razões que impediram uma terceira gestação, continua-se, contudo, a desconhecer qual é o problema de saúde de Letizia.