
Os príncipes Harry e André afastaram-se das funções como membros séniores da casa real britânica mas teoricamente ainda poderiam substituir o rei em assuntos de Estado. Por isso mesmo Carlos III está a avançar com uma proposta ao parlamento para incluir a princesa Ana e o príncipe Eduardo como substitutos reais e assim não ter surpresas no futuro.
De acordo com o 'Daily Mail', a proposta deve chegar ao parlamento em poucas semanas e já estaria a ser discutida quando a rainha Isabel II ainda estava viva.
Atualmente, o monarca pode ser substituído pelos quatro adultos mais velhos na linha de sucessão, mais a consorte. Isto significa que se Carlos III sair do país, pode dar lugar à rainha Camilla, ao príncipe William, ao príncipe Harry, ao príncipe Andé e à princesa Beatrice, o que está a se tornar um problema depois das polémicas com Harry e André.
Em 1974, por exemplo, a irmã da rainha Isabel II, Margarida, e a rainha-mãe aprovaram o estado de emergência no Reino Unido e ainda a dissolução do parlamento britânico durante a crise da greve dos mineiros, quando a monarca estava numa digressão pela Austrália.
Carlos III tem urgência em resolver esta situação já que está a pensar numa viagem ao exterior com a mulher, o que deixaria William, Harry, André e Beatrice no seu lugar.