
A infanta Elena não tem a vida fácil, apesar do seu estatuto de infanta de Espanha. Divorciada há tantos anos de Jaime de Marichalar tarda em encontrar um amor; os dois filhos - Froilán e Victoria Federica - só lhe dão problemas e está longe de conseguir ter alguma influência positiva sobre eles; e, para piorar a sua situação, tem a família desavinda.
Nos últimos tempos, Elena tem-se sentido muito só e abandonada. Quando mais precisava de apoio familiar viu os seus mais próximos a virarem-lhe as costas. Felipe e Letizia há muito que não a querem ver próximo da Zarzuela, a mãe, a rainha emérita Sofia, tem os seus próprios problemas e tem andado muito ocupada com a doença da irmã, a princesa Irene da Grécia.
O pai, por sua vez, está demasiado longe. Exilado nos Emirados Árabes Unidos. E, por fim, a irmã passou recentemente por um divórcio muito complicado. Também não vive em Madrid, por isso a istância tem imperado entre as duas irmãs. Só que as coisas acabaram por piorar. Cristina e Felipe fizeram as pazes e puseram-na a ela, Elena, de parte.
A razão deste afastamento, diz o site 'Monarquia Confidencial', tem a ver com o comportamento de Victoria Federica, a neta preferida de Juan Carlos e filha de Elena. O rei e Letizia terão, inclusivamente, feito um ultimato à infanta. Querem que ela ponha a filha no seu devido lugar e que a impeça de continuar a aparecer na televisão e a colocar a Casa Real numa posição constrangedora.
Cristina, por seu turno, quer afastar a sua sobrinha da sua própria filha. Está convencida de que Irene entrou em caminhos menos recomendáveis por influência de Victoria Federica. Quer a todo o custo evitar contactos frequentes entre as primas. Algo que está a causar grande sofrimento a Elena.