
O rei Carlos III é conhecido por ser um dos membros mais ativos da realeza, mas esta apetência para elevadas cargas de trabalho não é uma característica partilhada pelo príncipe William. Um exemplo de tal são as centenas de instituições de caridade que Carlos III representou enquanto príncipe de Gales, em comparação com o número bem mais reduzido neste capítulo do seu filho mais velho.
No entanto, a especialista em realeza Jennie Bond afirma que há uma boa explicação para o príncipe William, de 41 anos, não ocupar tanto do seu tempo com deveres reais: "Ele sabe o quão importante é a vida familiar e o quanto significa para os seus filhos estar com eles nos fins de semana e nas férias sempre que possível", disse à 'OK!', referindo-se à convivência do marido de Kate Middleton com os seus descendentes, os príncipes George, Charlotte e Louis, de nove, oito e cinco anos, respetivamente.
"Ele parece ser um pai muito presente num ambiente familiar divertido. Nas suas funções reais, ele traz novas ideias e novos métodos de trabalho para garantir que a monarquia se mantém relevante e acompanha os novos tempos", completou Jennie Bond.