
Froilán não para de dar dores de cabeça ao rei Felipe VI. O rei de Espanha parece ter-se cansado das polémicas do sobrinho mais velho e enviou-o para o exílio do rei emérito, Juan Carlos, no início deste ano. Froilán entretanto regressou a Espanha de férias e está relutante em deixar o país.
De acordo com o 'El Nacional', é aí que entra em cena Jaime de Marichalar, o ex-marido da infanta Elena que vive longe dos holofotes desde o divórcio, há 20 anos, mas que estará determinado a defender os interesses do filho, e ir assim contra os planos do rei Felipe VI.
O ex-duque de Lugo ofereceu-se para ficar com Froilán no seu luxuoso triplex em Madrid, solução que a infanta Elena recusou, noticiou aquele mesmo site. Froilán, no entanto, está de férias há mais de um mês em Espanha, apesar de só ter trabalhado seis meses numa petrolífera em Abu Dhabi - empresa que também ofereceu um luxuoso apartamento ao neto favorito do rei emérito.
Quando deixou Madrid, como um castigo, o jovem de 24 anos estava envolvido em vários escândalos, sendo os mais recentes a participação numa rixa com armas brancas à porta de uma discoteca, em dezembro, na capital espanhola. Dias depois, seguia com a sua irmã, Victoria Federica, no carro quando chocaram contra uma fila de automóveis que estavam estacionados.´Froilán foi ainda apanhado num evento ilegal que tinha capacidade permitida de 99 pessoas mas estavam 229, segundo o ‘El Pais’. Lá, a polícia viu, além do risco de incêndio, vários menores a consumir drogas, nomeadamente "cocaína rosa".