_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Nacional

Confissões: Fernando Tordo descreve percurso para deixar dependência do álcool

O intérprete de 'Tourada' voltou ao assunto do alcoolismo: o que o o aproximou à bebida até ao momento em que já não aguentava mais.
03 de maio de 2021 às 18:55
Herman José, Aniversário RTP, Cá Por Casa, Fernando Tordo Foto: Ivo Rainho Pereira
Fernando Tordo Flash
Fernando Tordo Flash
Fernando Tordo Flash
Simão Oliveira, Fernando Tordo, The Voice Kids Flash
Fernando Tordo, músico, cantor Foto: Cofina media

Há 15 anos que Fernando Tordo deixou o vício do álcool e do tabaco. O cantor de 73 anos de idade voltou ao assunto nesta segunda-feira, 3 de maio, à conversa com Júlia Pinheiro.

O intérprete de 'Tourada' fez uma viagem por esta fase da sua vida que segundo o músico terá começado quando cumpria o serviço militar, no distante ano de 1969 – "entrei para a tropa em 1969, estive lá até 1972" –, quando a Guerra do Ultramar estava no auge.

pub

"Tanto quanto consigo recordar, a aproximação ao álcool tem a ver com o serviço militar. Foi aí que comecei a abusar; por causa do bar do quartel, do sai não sai, do está de castigo não está de castigo. Depois há coisas da vida que me podem ter desgostado. Desgosto de amor, uma namorada... Tive poucos mas fortes", refere Fernando Tordo.

Beber nunca lhe foi agradável. No dia seguinte vinha a má-disposição, a ressaca e os dias perdidos. Foi com a ajuda dos Alcoólicos Anónimos que Fernando Tordo deixou a bebida. Começou o processo com uma grande vantagem: "Eu queria muito deixar de beber. Estava determinado."

pub

"Foi um querido amigo que me disse. Viu uma cena um bocadinho chata e telefonou-me: 'Oh Fernando desculpa isto que te vou dizer mas não quererás...' 'Se tu soubesses há quanto tempo estou à espera deste telefonema', respondi. Fui com ele [aos AA] e nunca mais bebi. A minha vontade de deixar de beber era superior a tudo. Aproveitei também para deixar de fumar", recorda.

Hoje, 15 anos passados, Fernando Tordo guarda o prazer de abrir uma garrafa de vinho, sem qualquer tentação. "Gosto do ritual", justifica. Uma realidade muito distante de quando a "moderação era à 2.ª garrafa".

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub