Foi pelos filhos que Camané deixou as casas de fado... e perdeu dinheiro!
Tinha 52 anos quando foi pai pela primeira vez. Com a paternidade [tardia] mudou de vida. Confissões do próprio.
Camané, um dos nomes maiores do fado, fez revelações sobre a sua vida mais privada. Não deixa de ser surpreendente já que o fadista se tem revelado muito zeloso da sua vida pessoal e familiar. Em entrevista à revista 'Sábado', fala do passado e dos dois filhos.
"Porque é que só foi pai aos 52 anos?" esta foi uma das perguntas feitas a Camané que não hesitou na resposta: "Aconteceu assim e até fui casado durante 10 anos com a [fadista] Aldina Duarte, mas até conhecer a Mariana não tinha tido uma relação em que fizesse sentido ter filhos. Ser pai depois dos 50 é fantástico, mas muito exigente".
Tão exigente que pelos filhos deixou um dos seus principais palcos: as casas de fafo. Quando questionado se ainda as frequenta, assumiu: "Não, porque tenho dois filhos pequenos [António, de 5 anos, e Joaquim de 2]. Há uns 15 anos que não saio à noite. Só quando faço concertos. Antes ia a todo o lado, a discotecas, ao teatro… Nos anos 80 e 90, ficávamos nas casas de fado toda a noite a ouvir os músicos tocar, a cantar, a conversar sobre tudo e a cear."
Uma vida que não se compadece com quem quer dedicar tempo à família. Só que esta decisão poder-lhe-á ter reduzido os rendimentos uma vez que admite que sempre ganhou bem quando cantava nas casas de fados: "Não me lembro quanto, mas ganhava uma média muito boa para a minha idade e para a época porque cantava todos os dias. Havia noites em que me convidavam para atuar em três ou quatro casas", contou Camané à revista 'Sábado'.