Natal mais triste! Jorge Gabriel obrigado a estar longe do pai
Em casa do apresentador vão estar cinco pessoas à mesa. A ausência mais sentida vai ser a do pai, que vive num lar. “Lembrem-se de que, com o nosso egoísmo, podemos estar a proporcionar o último Natal aos nossos idosos.”
Jorge Gabriel, 52 anos, acredita que, "se não houver surpresas", passará o Natal com a mulher, Filipa Gameiro, e os filhos em Lisboa. "Vai ser um Natal diferente, seremos só os cinco, muito diferente do que fazíamos nos anos anteriores, em que à mesa nos sentávamos 14 a 16 pessoas. Vamos todos fazer o sacrifício de ter menos pessoas connosco nesta época", revelou à revista 'TV Guia'.
O apresentador da RTP deixa um conselho, que é também um alerta. "Espero que todas as famílias sintam o mesmo que a minha. Sei que todos queremos muito viver este Natal, por tudo o que passámos este ano, mas lembrem-se de que, com o nosso egoísmo, podemos estar a proporcionar o último Natal aos nossos idosos. Ninguém quer sentir essa culpa."
É por isso que umas das maiores ausências na Consoada de Jorge Gabriel será a de Albano Fialho, 96 anos, o seu pai, institucionalizado num lar. "Não vejo o meu pai há um mês, tal como não vejo a minha família, pois estou no Porto e eles em Lisboa. Sei que, na idade dele, é exasperante tudo o que se está a passar", diz, aceitando contar um pormenor da lucidez do progenitor: "Ele atravessou várias crises económicas. Lembra-se bem da segunda guerra mundial, mas ouve notícias e faz as suas análises. E, mais do que se preocupar com o vírus desgraçado que está a matar pessoas, ele está preocupado com a economia, com o desemprego, com os negócios, com a TAP e as pessoas que estão em lay-off."
Desafiado a deixar uma mensagem de Natal, a estrela da RTP deseja "que as pessoas se lembrem mais dos outros, não no sentido da presença ou das lembranças, mas no sentido da palavra amigo".