Nova polémica! Nuno Markl sobre decisão da RTP: "Vivemos numa era de proibição"
O humorista pronunciou-se sobre a "suspensão temporária" do episódio da série infantil ‘Destemidas’. "Não é preciso haver uma ditadura para que a vontade dos censores seja feita".
Teresa Paixão, diretora de Programa da RTP2, anunciou que suspendeu temporariamente o episódio da série infantil 'Destemidas', sobre Thèrése Clerc.
O episódio da série sobre a falecida femininista francesa, emitido no espaço 'Zig Zag', mereceu inúmeras queixas que chegaram à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), bem como ao provedor da estação.
A razão para esta polémica é que o referido episódio aborda temas mais sensíveis como o aborto, homossexualidade, feminismo, divórcio e religião.
E é precisamente sobre esta polémica que Nuno Markl se vem agora pronunciar na sua conta de Instagram: "Vivemos numa era de sede de proibição. E a sede é saciada: não é preciso haver uma ditadura para que a vontade dos censores da era moderna, à esquerda e à direita, seja feita".
Continua na sua dura apreciação sobre toda esta polémica: "Em Portugal, a mais recente vítima é a série de animação francesa Destemidas (Culotées). Premiada internacionalmente, é uma série de pequenos episódios de 4 minutos onde se narra, com ritmo e imaginação visual, a vida e obra de mulheres que mudaram o mundo: atrizes, cantoras, cientistas, escritoras, ativistas".
"Estava a passar no Zig Zag, o espaço infantojuvenil da RTP2. Agora já não está, depois de uma enxurrada de queixas pelo episódio sobre a vida de Therese Clerc, ativista do Maio de 68, galardoada em 2008 com a Legião de Honra, pelas referências a aborto e homossexualidade. Já nem a perspetiva histórica safa", conclui Nuno Markl que se congratula com o facto da série ter sido reposta na RTP Play.