Passado violento. Fernando Daniel recorda a infância marcada pelo abandono e alcoolismo
O músico esteve no programa 'Conta-me' e de forma emotiva e muitas vezes em lágrimas falou do passado que ainda hoje o ensombra
Fernando Daniel de 26 anos anda nas nuvens com a filha Matilde que completou a 14 deste mês um ano de idade. Babado, confessou a Manuel Luís Goucha, durante o programa 'Conta-me', querer dar-lhe a melhor infância possível uma vez que a sua é manchada pelo abandono da mãe e o alcoolismo do pai.
Embora assegure que tem os problemas do início da sua adolescência resolvidos, foi com lágrimas que recordou os episódios que o marcaram. "Eu fiz as pazes com o passado... mas...", começou por dizer. Tudo começou quando tinha pouco mais de 12 anos. O pai trabalhava no estrangeiro, depois de ter tido um acidente "que o deixou em coma". Com um problema numa perna seria e incapaz de arranjar trabalho em Portugal iria para fora para tentar sorte. É por essa altura que Fernando Daniel com apenas 12 anos começa a estranhar os comportamentos da mãe....que ele acha "ter um namorado".
"Confrontei-a, mas ela negou tudo e ameaçou-me com um colégio iunterno. Era para eu me calar, não falar do assunto" recordou o músico a Manuel Luís Goucha. Contudo quando esta na hora de todos partirem para se reunirem com o pai, Fernando Daniel descobre que os pais "se estavam a divorciar", explicava. "A minha mãe abandonou-me. Deu preferência a uma pessoa que tinha conhecido há um mês..."
O regresso do pai a Portugal encaminharia-o para o álcool. "Ele estava muito em baixo com a traição e caiu no álcool". Sem grandes descrições Fernando Daniel revelou ter sido um período "muito dificil" em que se sentiu isolado e que quase o fez cair em tentação. Por isso ainda hoje raramente bebe "excepto para brindes", conta. "Sei que o álcool é uma tentação".
O drama do pai e o abandono da mãe levaram a que o jovem caísse "numa depressão", contava. "Refugiei-me na música e em casa", revelava o músico que diz que todo este passado "ainda mexe muito comigo, porque não se esquece", dizia. "É uma sombra que não desaparece", explicava garantindo que não vai fazer a filha Matilde passar pelo mesmo.