Pastor do anúncio de 'Tou xim' revela dramas do processo de mudança de sexo
Maria João Vaz, de 54 anos, conseguiu esconder de todos o desejo de se apresentar como mulher. Tudo mudou há dois anos.
O pastor do anúncio 'Tou xim' da Telecel, Maria João Vaz, revelou como escondeu de todos a sua vontade de mudar de sexo até aos 52 anos de idade, e o que aconteceu com a família depois da sua decisão.
Em declarações na 'Casa Feliz' esta quarta-feira, 18, Maria João começou por contar que quando tinha 5 anos só gostava de roupas femininas. "Eu fui sempre uma mulher. Tinha 5 anos e gostava de trocar de sapatos com as meninas, eu queria mais daquilo. Fiz espetáculos para a família, mascarava-me com as roupas do sexo oposto. Com outro amigo, vestia roupas da minha mãe com brincos".
Mas tudo mudou na adolescência, quando passou a esconder que se identificava mais com o sexo feminino. "Eu ficava em casa, não saía e, muitas vezes, precisava destes momentos sozinha para me sentir bem […] Na adolescência passou de uma coisa pública e brincadeira a ser em segredo, em privado. Todas as roupas femininas que eu apanhava eu vestia".
O pai "era machista", recordou, e a família não percebeu o que estava a acontecer. "Nos anos 70 não havia internet, não apareciam pessoas trans na televisão, não havia informação", disse.
Casado, e pai de duas filhas, decidiu contar toda a verdade à família em 2018. Depois de uma primeira resposta de apoio, com o avanço do processo de mudança de sexo as atitudes começaram a "surgir problemas". "Eu era a figura paternal e portanto aquilo abala os alicerces, a parte pessoal, depressões exteriores".