Saiba como está o toureiro José Luís Gonçalves, 10 anos depois do acidente trágico que sofreu na TVI
Assinalam-se 10 anos sobre o dia em que José Luís Gonçalves caiu nos ensaios de programa 'Dança Com as Estrelas' e sofreu um traumatismo cranioencefálico. Esteve quatro anos em coma.
Corria o mês de julho de 2013 quando Cristina Ferreira preparava a estreia do programa 'Dança com as Estrelas'. Com um elenco de luxo, o grupo contava com a fadista Raquel Tavares, o ator Pedro Texeira e, entre os elementos escalados para o programa, encontrava-se o toureiro José Luís Gonçalves.
Pouco antes da estreia, durante os ensaios, quando José Luís Gonçalves se preparava para a primeira coreografia com Raquel Tavares caiu desamparado do cimo das escadas que levavam ao palco de dança. O toureiro sofreu um traumatismo cranio-encefálico e foi operado para a remoção de um coágulo no cérebro e a colocação de um dreno. Esteve em coma durante quatro anos e o seu estado foi sempre considerado muito reservado. Dez anos desde o fatídico dia e, apesar das evoluções, a verdade é que a vida do toureiro nunca mais foi a mesma.
A viver no centro da Unidade de Cuidados Continuados Maria José Nogueira Pinto, na Aldeia de Juzo, em Cascais, José Luís Gonçalves já conseguiu fazer vários progressos desde o trágico acidente, mas a evolução é, ainda assim, muito lenta. Quem o contou à FLASH! em maio passado foi o melhor amigo, Américo Manadas, que continua a acompanhar o seu estado de saúde. A companheira de José Luís Gonçalves, Isabel Gomes, confirma essa evolução: "O Zé está muito bem. A nível cognitivo houve uma evolução muito grande", começa por dizer, em entrevista à revista 'Tv Mais'. Prossegue: "O discurso dele é muito claro, manteve as memórias do passado, coisas mais antigas, tudo o que está ligado à tauromaquia e àquilo que fazia, que era ensinar a tourear", garante.
A companheira de José Luís Gonçalves, Isabel Gomes, confirma essa evolução: "O Zé está muito bem. A nível cognitivo houve uma evolução muito grande", começa por dizer, em entrevista à revista 'Tv Mais'. Prossegue: "O discurso dele é muito claro, manteve as memórias do passado, coisas mais antigas, tudo o que está ligado à tauromaquia e àquilo que fazia, que era ensinar a tourear", garante.
Isabel Gomes conta que o toureiro diz por diversas vezes: "‘Sou o homem mais valente do mundo!’ E é mesmo, se pensarmos em tudo o que aconteceu… todos os momentos em que pensei que o ia perder. O Zé tem uma força muito grande", assegura. Revela ainda: "Desde o acidente já me pregou muitos sustos. O problema mais grave que enfrentou nos últimos anos começou em fevereiro de 2020, antes da pandemia de covid-19. Percebemos que ele não estava bem e foi levado para o Hospital de Cascais. Após ser detetado que estava com um problema renal grave, é novamente transferido para o Hospital de Santa Maria, onde foi operado de urgência. Foram retirados cálculos [pedras nos rins], mas, como o problema tinha evoluí-do muito, o Zé foi colocado em coma induzido durante uma semana. Nessa altura disseram-me que me preparasse para o pior desfecho, pois existia o risco de não sobreviver. A situação era delicada e os antecedentes do Zé não permitiam uma recuperação tão fácil como seria desejado", conta.
A companheira de José Luís Gonçalves fala ainda sobre o estado atual do toureiro: "O rosto dele mostra isso mesmo, ele está bonito. Desengane-se quem pensa que de está numa cama em estado vegetativo, porque isso não corresponde à verdade. Continua a alimentar-se pela mão dele, presta atenção à televisão e, como coloquei no quarto um leitor de VHS, assiste a corridas de touros. Passa as tardes a ver atentamente os vídeos e gosta de ter companhia nesses momentos. Reconhece os toureiros que vê, aqueles mais antigos, do tempo dele, e fala dos termos técnicos ligados à profissão. E ainda brinca, porque diz muitas vezes: ‘Sou o melhor toureiro de Portugal".